quinta-feira, 22 de abril de 2010
Mais de 800 pessoas vão à segunda reunião do OP em S. Bernardo
21/04/2010 - ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Por: Redação
Reunião com prefeito Luiz Marinho aconteceu na noite de terça-feira no Clube da Ford
A segunda reunião do OP (orçamento Participativo) de São Bernardo reuniu mais de 800 pessoas no Clube da Ford, na região do Alvarenga. Em votação da qual participaram cerca de 300 moradores dos bairros, definiu-se que as prioridades que serão levadas ao Conselho Municipal do Orçamento, estão a continuidade da pavimentação da Estrada dos Alvarenga, pavimentação da Rua dos Gramados, Dois de Julho, José de Oliveira Filho e José Jorge Lopes, no Jardim das Oliveiras I e II e projeto executivo para o Parque Esmeralda.
As propostas estão condicionadas à decisão judicial e licenciamento ambiental, já que os bairros estão na bacia de preservação dos mananciais da represa Billings. Para o prefeito Luiz Marinho, em meio à discussão e planejamento para o orçamento do próximo ano a iniciativa traz aos moradores a oportunidade de dividir o ato de governar. “Esse contato fortalece as relações entre o poder público e a sociedade, que nos faz conhecer de perto quais as prioridades que devem ser levadas em conta, para então a decisão ser tomada de forma conjunta. O povo reivindica e me pressiona e eu pressiono minha equipe. Com comprometimento, realizaremos todas as ações necessárias para a melhoria da cidade”, ressaltou o prefeito.
Metodologia - O processo de participação cidadã no orçamento municipal organizou a cidade em 20 regiões. A metodologia consiste na eleição de três demandas por região onde acontecem as reuniões e uma para todo o município. Além disso, durante as plenárias serão eleitos os conselheiros e representantes de cada região para o acompanhamento e fiscalização do OP. Os conselheiros serão responsáveis em definir quais os projetos que entrarão na peça orçamentária, e os representantes, eleitos por microrregião, terão a função de compor as comissões regionais de acompanhamento da fiscalização das obras e serviços.
A coordenadora da Associação de Luta dos Proprietários do Jardim Falcão, Sônia Maria dos Santos Varga, que há 12 anos luta por uma solução dos donos de imóveis do bairro que perderam o direito ao uso devido a uma decisão judicial, vê boas perspectivas através do projeto. “Ao tomarmos parte nesse processo conseguimos expor as necessidades mais urgentes de cada local, e isso é imprescindível para solucionarmos os problemas. Eu confio na palavra do prefeito Luiz Marinho, acredito que ele veio para tomar uma resolução quanto à nossa pendência e sei que ele conseguirá fazer o que prometeu a mim e a toda população”, afirmou.
Eleito - O representante da região eleito foi Vicente Vildomar Bezerra de Morais, conhecido na comunidade como “Bibiu”. Morador do Jardim das Oliveiras, ele foi ovacionado pelos colegas de bairro e também do entorno. “Estou aqui para defender os interesses comunitários. Confio nessa atividade como pontapé inicial para resolver as demandas de nossa região e estou disposto a ser a voz que defende o bem comum”, declarou.
A próxima plenária do Orçamento Participativo (OP) de São Bernardo acontece nesta quinta-feira (22/4), a partir das 19h, no Ginásio Esportivo Orquídeas, que fica na Estrada Poney Club, 148, Jardim das Orquídeas. A assembleia dessa região atenderá os bairros Jardim das Orquídeas e Nosso Teto, Chácara União, Parque Bandeirantes e Florestal e Jardim das Palmas.
Já a última plenária deliberativa acontece no dia 15 de maio, no Ginásio Riacho Grande João Soares Brasa, na Rua Marcílio Conrado, 500, Riacho Grande. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br.
ABCD Maior
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário