sexta-feira, 23 de abril de 2010

Em reunião no PT-SP, Mercadante faz diagnóstico do Estado e mostra esgotamento das gestões tucanas


Por Imprensa do PT-SP
Segunda-feira, 19 de abril de 2010

"É possível um outro caminho para São Paulo. É possível colocar São Paulo em sintonia com o que Lula fez no Brasil", diz Mercadante

Convidado a participar da reunião da Executiva Estadual do PT-SP na manhã de hoje (19), o senador Aloizio Mercadante, que lança sua pré-candidatura ao Governo Paulista próximo dia 24, na capital, fez um diagnóstico do estado e reafirmou que há grande espaço para construção de uma nova proposta para São Paulo com a legitimidade de um partido que fez grandes transformações no país com o presidente Lula.

Mercadante apresentou diversos indicadores que comprovam a falta de planejamento e o desgaste das políticas implementadas pelo grupo tucano que há tempos ocupa o Palácio dos Bandeirantes. Ele lembra que os principais quadros do Governo Serra já estavam na administração do estado desde 1983, como o próprio governador, Paulo Renato, Secretário de Educação, ou ainda Aloísio Nunes, que foi vice de Fleury entre outros. Para ele, muitos índices do governo do estado estão deteriorados, como a violência, a insatisfação com a economia do estado, a crise aguda na educação.

“Nossa avaliação é que há grave debilidade na situação do transporte público e do trânsito. Há um quadro preocupante em relação à educação e identificamos que falta parceria do Governo Estadual com prefeituras e governo federal na área da saúde”, comentou. Segundo Mercadante, o Governo paulista não participa do co-financiamento de programas importantes como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e UPAs (Unidades de Pronto-Atendimentos). “Há uma insatisfação muito profunda no funcionalismo de uma forma geral como policiais, professores, profissionais da saúde, o que compromete muito a qualidade do serviço”, avaliou.

Outro ponto levantado pelo pré-candidato foi a segurança pública que, segundo últimos indicadores divulgados, tem se interiorizado cada vez mais, deixando de ser um problema apenas das grandes cidades e se tornando um desafio muito mais abrangente. “Tudo isso mostra que é possível um outro caminho para São Paulo. É possível colocar São Paulo em sintonia com o que Lula fez no Brasil”, ressaltou.

Durante a reunião, a Executiva discutiu o documento de diretrizes programáticas que será submetido à aprovação dos delegados durante o 17º Encontro Estadual do PT-SP, que será realizado nos dias 23 e 24 deste mês, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Em seguida, o documento deve ser apreciado por todos os partidos que fazem parte do arco de alianças construído em São Paulo.

Alianças: Após reunião com aliados (PDT, PR, PRB, PPL e PCdoB), também realizada hoje na sede do Diretório Estadual, na presença de Mercadante, Edinho falou sobre a decisão conjunta de manter o espaço de diálogo com todos os partidos da base do Governo Lula e outros partidos que queiram se integrar ao processo até começo de maio. “Não vamos fechar política de alianças agora”, afirmou.

Sobre o PSB, Edinho disse que o PT respeita a posição do partido de construção candidatura própria, mas enfatiza quer manter o canal de diálogo. “Enquanto eles optarem por essa posição, vamos manter a relação dialogo. Se em algum momento eles refizerem a posição, o PT estará de portas abertas”, disse o dirigente.

“Vamos lançar a pré-candidatura sábado, mas continuamos abertos à construção de alianças”, completou Mercadante. Segundo Edinho, o nome do vice na chapa de Mercadante será definido no coletivo de partidos aliados. “O vice será aquele que ampliar a nossa chapa e nos der mais condições de vitória. Tudo será discutido no coletivo”, garantiu.
PT SÃO PAULO

Nenhum comentário: