quinta-feira, 29 de abril de 2010

São Bernardo: Hospital de Clínicas deve ficar pronto em 2012


28/04/2010 - SAÚDE
Por: Paula Cristina (paula@abcdmaior.com.br)

A obra custará cerca de R$ 137 milhões e promete acabar com o déficit de leitos em São Bernardo

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), assinou nesta quarta-feira (28/04) o termo de imissão de posse do terreno que abrigará o Hospital de Clínicas municipal. Localizado na estrada dos Alvarenga, no mesmo terreno em que fica a Casa São Vicente de Paula, a obra custará cerca de R$ 137 milhões, incluindo construção e equipamentos, e tem previsão de início em agosto deste ano. A entrega está prevista para janeiro 2012.

“Estamos realizando uma obra grandiosa, com capacidade para ser o melhor Hospital Municipal de Clínicas do Brasil”, garantiu o secretário de Saúde da cidade, Arthur Chioro. Na unidade, serão criados 180 novos leitos de internação e outros 60 de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), o que, de acordo com o secretário, acabará com um antigo problema na cidade. “Com esse número poderemos, enfim, acabar com o déficit de leitos oferecidos aos munícipes. Não teremos, por exemplo, de enviar partos simples para serem realizados em Santo André ou Mauá, porque o nosso equipamento municipal não dá conta da demanda”, afirmou.

Com a construção do hospital, os serviços oferecidos na saúde pública serão remanejados, o que, para o prefeito Luiz Marinho, é uma das grandes obras da gestão. “Teremos o HMU só voltado para a mulher, poderemos deixar o Hospital Anchieta focado em cirurgias de alta complexidade e daremos passos significativos em direção a novos serviços prestados”. Entre os novos atendimentos que serão oferecidos no Hospital de Clínicas estão 20 leitos para psiquiatria, espaço para medicina nuclear, tratamento de HIV, neurocirurgias, além da inserção de procedimentos para transplantes.

A previsão de atendimento, quando inaugurado, gira em torno de 5 mil a 7 mil pacientes ao mês, além de uma média de 900 internações a cada 30 dias. Mesmo com a entrega prevista para janeiro de 2012, o hospital não deverá ter todos os serviços disponíveis. “Precisamos ir com cautela e implementar os serviços gradualmente. Esperamos que em 2013 o hospital esteja operando com toda sua potencialidade”, afirmou o secretário.

Casa São Vicente de Paula – O terreno em que será construído o Hospital foi cedido pela Casa São Vicente de Paula, que, com a parceria, também ganhará nova estrutura. “Iremos reformar boa parte das instalações do asilo, além de aumentar 20 vagas para internos”, afirmou Chioro. O presidente da Casa, Gerson Pereira Gomes, também mostrou-se otimista com a parceria. “Sabemos que será uma grande melhoria para quem vive aqui, mas ficamos ainda mais felizes de ajudarmos a fazer um bem a todo o município”, afirmou.

Durante as obras, de acordo com Chioro, não haverá intervenção para que os moradores do asilo deixem o espaço. “Não iremos interferir na rotina deles aqui, eles poderão seguir com suas vidas normalmente sem intervenções ou aborrecimentos”, previu.
ABCD Maior

Nenhum comentário: