terça-feira, 27 de abril de 2010

Secretaria de Saúde de São Bernardo conquista prêmio por trabalho contra câncer bucal

Saúde - Publicação:26/4/2010
Ana Carolina Martins - da redação

O trabalho de atenção ao câncer bucal desenvolvido pela Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo conquistou o Prêmio David Capistrano de Experiências Exitosas dos Municípios. A premiação ocorreu durante o XXIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Consems), realizado de 21 a 23 de abril, em Campinas. Outras cinco iniciativas do município na área da Saúde receberam menções honrosas.

A cidade concorreu ao Prêmio David Capistrano com 26 trabalhos, disputando com 440 experiências de vários municípios paulistas. O prêmio foi concedido aos 10 melhores trabalhos da mostra, entre eles, a ação intitulada Rede Integrada de Atenção ao Câncer Bucal em São Bernardo do Campo. O câncer de boca ocupa o quinto lugar entre os tumores malignos incidentes no homem e o sétimo entre os que acometem as mulheres no Brasil.

Até 2008, São Bernardo não contava com o serviço de estomatologia - ramo da medicina que trata das doenças da boca e dos dentes - e não possuía uma rede articulada para a prevenção, tratamento e reabilitação dos casos de câncer bucal. Isso só veio a acontecer a partir de 2009. Com as ações implantadas pela Prefeitura, foi possível articular a rede e garantir atendimento integral, o que gerou um aumento de 615% no número de idosos examinados e permitiu a realização de várias campanhas de prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Para o secretário de Saúde, "o município se distinguiu no Consems pelo número e pela qualidade dos trabalhos apresentados, mostrando que estamos no caminho certo na busca por uma rede de saúde que contemple os princípios da universalidade, integralidade, equidade, controle e participação social preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)".
Portal PMSBC

Nenhum comentário: