domingo, 25 de abril de 2010

Retomada obra iniciada em 1978


24/04/2010 - TRÂNSITO
Por: Renan Fonseca (renan@abcdmaior.com.br)

Esqueleto de viaduto na Anchieta terá injeção de R$ 20 mi, incluindo duplicação da Café Filho

O viaduto inacabado que passa pela via Anchieta na altura do km 22,5, em São Bernardo, volta a receber obras ainda este ano. A licitação para contratar a empreiteira está aberta e a expectativa é de que, até o final do ano, se iniciem as obras das alças que ligam a avenida Café Filho à estrutura. O investimento inicial da Prefeitura ultrapassa R$ 20 milhões. O cronograma prevê a inauguração entre março e junho do próximo ano.

O viaduto, que fica na região do Bairro Assunção, foi erguido pelo Estado em 1978 e desde então foi abandonado pelo poder público. A via é vista como escoadouro para o trânsito local, pois liga o Assunção ao Ferrazópolis. Especificamente, a ligação vai desafogar o trânsito de duas avenidas principais do entorno, Capitão Casa e João Café Filho, além de minimizar o problema no km 23 da Anchieta. As ruas mais afetadas ficam no Bairro dos Casa, Vila Flora, Parque Espacial, Vila Cruzeiro e Jardim Cláudia.

Para amenizar o problema, a Secretaria de Obras está providenciando a duplicação da Café Filho. A ampliação poderá ser usada a partir do segundo semestre deste ano. Mais de 150 mil pessoas serão beneficiadas com a medida, conforme estimou o secretário de Obras do município, Antônio Carlos da Silva, o “Toninho da Lanchonete”. Após o término da duplicação, entra em operação a construção de duas alças de acesso – viaduto para a via Anchieta e ligação para o Terminal Ferrazópolis.

“Esperamos que essas obras comecem já no final deste ano. O cronograma pode atrasar, já que estamos tendo cuidado nas intervenções para permitir a adequação do metrô leve”, argumentou o secretário, referindo-se ao VLT (veículo leve sobre trilhos), que passará sobre o rio que passa no mesmo trajeto da avenida João Café Filho. O novo meio de transporte vai ligar São Bernardo à estação de Metrô Tamanduateí, passando por São Caetano.

Estrutura - A primeira etapa que está em curso vai garantir a duplicação da avenida Presidente João Café Filho, entre a via Anchieta e a rua Jorge Pires, com extensão aproximada de 850 metros. O próximo passo será a construção das alças de acesso do trevo do prolongamento do viaduto com a rua Manoel Corazza e para conexão com o sistema viário de acesso à região do Terminal Ferrazópolis e avenida Brigadeiro Faria Lima.
ABCD Maior

Nenhum comentário: