Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil
Brasília – A duas semanas da visita que fará ao Irã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva envia segunda-feira (3) um recado para a comunidade internacional: todos têm o direito de desenvolver programas nucleares desde que para fins pacíficos, sendo que deve haver um
esforço coletivo para o desarmamento e o fim dos arsenais (nucleares). A mensagem será transmitida pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, nos Estados Unidos.
Amorim participa da abertura da 8ª Conferência Mundial de Revisão do Tratato de Não Proliferação Nuclear (TNP), em Nova York, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A mensagem ocorre no momento em que os Estados Unidos lideram uma campanha internacional para a fixação de sanções contra o Irã por suspeitar sobre os fins não pacíficos de seu programa nuclear. A expectativa é de que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, também compareça à conferência.
Interlocutores de Lula informaram à Agência Brasil que Amorim fará um discurso breve, de cerca de cinco minutos, mas incisivo. Nele, o chanceler vai ratificar a necessidade de a comunidade internacional se empenhar para evitar o fracasso da revisão do TNP.
Agencia Brasil - leia mais aqui
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário