sábado, 24 de abril de 2010

Somos parte da história da democracia brasileira

ABC de Luta

Portal resgata lutas e conquistas dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC


O ABC de Luta - Memória dos Trabalhadores é um projeto pioneiro. Lançado em 1º de junho de 2001, levou os metalúrgicos, pela primeira vez, a se empenhar na construção e organização da sua própria história em um banco de dados multimídia.

O site - http://www.abcdeluta.org.br - tem documentos, fotografias, reportagens impressas, vídeos, áudios, textos, depoimentos, além da história dos metalúrgicos contada em ordem cronológica. Traz também o perfil de ex-presidentes e dirigentes sindicais, entre eles o do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do ABC de Luta é garantir que os trabalhadores sejam, além de personagens da sua própria história, também autores. Outra missão é permitir que estudiosos do movimento sindical encontrem com facilidade informações para seus trabalhos de pesquisa e dar ao público leigo acesso à história dos trabalhadores em uma versão contada pelos próprios trabalhadores.

O ABC de Lula é um projeto em permanente construção e desenvolvimento. Novas informações – lutas e conquistas - são postadas à medida que viram história. O banco de dados está disponível na Internet e pode ser acessado para pesquisa por qualquer pessoa, sem necessidade de cadastro ou senha. Ao longo deste ano, o site será atualizado, receberá novos perfis, fatos e biografias.
Portal Sind Met ABC

Nenhum comentário: