quarta-feira, 28 de abril de 2010

Reforma agrária dá certo


Publicado em 27 de abril de 2010 em (2) Reforma agrária e desenvolvimento

Mais de mil pessoas participaram, neste domingo (26), das comemorações do 16º aniversário do Assentamento Capela e dos 14 anos da cooperativa do assentamento, a Coopan, em Nova Santa Rita (RS).

Nesse assentamento, estão assentadas 100 famílias, das quais 30 integram a Coopan e produzem arroz agroecológico, leite, verduras, carne suína e de gado (veja foto acima do fotógrafo Eduardo Quadros).

Com a cooperação, a produção é em maior escala, ampliando a renda das famílias assentadas.

Os produtos são vendidos em mercados locais, escolas municipais, feiras e na Loja da Reforma Agrária, no Mercado Público, em Porto Alegre.

A festa contou com a participação de assentados do local e de municípios vizinhos, moradores de Nova Santa Rita e arredores, sindicalistas e integrantes de entidades e de movimentos sociais.

Estiveram presentes autoridades, como o ex-ministro da Justiça, Tarso Genro, o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades, Olívio Dutra, o deputado estadual e agricultor assentado, Dionilso Marcon, além de representantes da prefeitura.

A festa iniciou com a recepção dos convidados e muita música, abrindo-se espaço para a mística e para o recado das autoridades.

Depois foi servido o almoço: churrasco, salada, pães e cucas e arroz carreteiro. Tudo foi produzido pelos assentados.

À tarde, a festa continou mesmo com a chuva forte, com dançarinos, que se apresentaram ao som das “músicas de bandinha” e gauchescas a tarde inteira.
Rede de Comunicadores Pela Reorma Agrária - leia mais

Nenhum comentário: