terça-feira, 27 de abril de 2010

Programa Mulheres Construindo Autonomia tem aula inaugural

26/04/2010 - CURSO
Por: Redação

Em São Bernardo, iniciativa recebeu 440 inscrições e terá R$ 276 mil em recursos federais

As 250 mulheres selecionadas para o programa “Mulheres Construindo Autonomia” da Prefeitura de São Bernardo, que visa a formação gratuita de mulheres na área da construção civil, tiveram nesta segunda-feira (26/04) a aula inaugural no Centro de Treinamento Profissional, no Baeta Neves. As alunas, divididas em duas turmas (manhã e tarde), passarão por aulas às 8h e às 13h com a finalidade de retomar o objetivo do projeto, conteúdo didático e organização das turmas. Já o início oficial das aulas teóricas será no dia 03 de maio.

Em São Bernardo, a iniciativa, que registrou 440 inscrições, contará com R$ 276 mil em recursos federais e apoio das secretarias de Educação, Habitação e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. A Prefeitura entra com a organização e o espaço físico para a promoção do curso. A ação integra as medidas prioritárias do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, e está articulada com as iniciativas do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica. O lançamento ocorreu em fevereiro com a presença da ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Política para Mulheres, da Presidência da República.

A gerente do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Dulce Xavier, disse que para o andamento do projeto, que entrará na fase prática em junho, a Administração buscará parceria de organizações de mulheres e moradoras do município, sindicatos empresariais e de trabalhadores e empresários do ramo, gestores públicos, lideranças políticas, entidades de apoio ao cooperativismo e empreendedorismo, entre outros segmentos.

Além dos conteúdos técnicos, como assentamento de tijolos, blocos e reboco, assentamento de pisos e azulejos, reboco, pintura e texturização e pintura, as alunas receberão noções de direitos humanos, cidadania, direitos e segurança no trabalho, meio ambiente, empreendedorismo e associativismo e ampliação da escolaridade, entre outros temas com foco na inclusão social e independência feminina.

A carga horária será de 216 horas e as participantes receberão vale-transporte e lanche.

Nenhum comentário: