sábado, 3 de abril de 2010

Diário do Grande ABC revela: obras do Rodoanel são superfaturadas

sábado, 3 de abril de 2010 8:17
Obra de viaduto avança 60 cm por dia
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC

A construção do viaduto que ligará a Avenida Lions, em São Bernardo, à Prestes Maia, em Santo André, avança apenas 60 centímetros por dia, o equivalente a duas réguas escolares. Já o Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, liberado para o tráfego na quinta-feira, teve ritmo diário de avanço de 58,5 metros.

A parte do anel viário que passa pelo Grande ABC ficou pronta em 35 meses. São 61,4 quilômetros de extensão entre Mauá e a Rodovia Régis Bittencourt. O ritmo da produção foi de quase dois quilômetros por mês. No comparativo, o viaduto teve velocidade reduzida, embora não apresente atraso no cronograma. A obra de 500 metros começou em junho de 2008 e está prevista para ser concluída em setembro. Serão 28 meses de trabalho. Assim, o ritmo de construção é de 18 metros por mês.

Outro dado que chama atenção é que, mesmo sendo 123 vezes menor do que o Trecho Sul do Rodoanel, o custo por quilômetro da construção do viaduto de São Bernardo corresponde a praticamente a metade dos gastos da obra que será vitrine da candidatura do tucano José Serra à Presidência. Enquanto que o Trecho Sul consumiu R$ 5 bilhões, equivalentes a R$ 81,4 milhões por quilômetro, o viaduto que ligará a Vila Vivaldi, em São Bernardo, à Sacadura Cabral, em Santo André, custou R$ 23,4 milhões, relativos a R$ 46,8 milhões por quilômetro.

Os recursos para a construção do viaduto são da Prefeitura de São Bernardo, por meio de financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

PENDÊNCIA - A Prefeitura de São Bernardo explicou, por nota, a situação da obra. Segundo a administração, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas fez esforço para antecipar a entrega para dezembro.

Entretanto, pendências com desapropriações foram resolvidas somente em março, "cumprindo, portanto, o prazo original". "As obras estão seguindo com ritmo adequado, seguindo o cronograma planejado", considera o Executivo.

"Trata-se de uma intervenção viária de extrema relevância que integra o Anel Viário Metropolitano e consistirá num importante eixo de ligação regional, além de resolver o problema de gargalo no cruzamento com a Avenida Lauro Gomes. O rebaixamento da Avenida Lions, em fase inicial de obras, também integra o projeto de melhoria no sistema viário local", concluiu a Prefeitura.

Nenhum comentário: