
segunda-feira, 12 abril, 2010 às 17:43
Não estou afirmando que os índices de violência em São Paulo sejam culpa do senhor José Serra. Mas olhem como a mídia o protege. Em fevereiro, saíram índices que mostravam que os assassinatos em São Paulo haviam interrompido uma longa sequência de quedas e voltado a subir. A noticia saiu discretamente no SPTV, da seguinte forma:
A Secretaria de Segurança Pública divulgou hoje os dados da violência no estado em 2009. O número de roubos cresceu.
Os dados divulgados hoje mostram que no ano de 2009, os roubos cresceram no estado: foram 18% a mais do que em 2008. Assassinatos também subiram: 3%, mas houve queda se a comparação for entre o quarto trimestre de 2009 com quarto trimestre de 2008. Houve redução de quase 7% nos assassinatos e de 27% no roubo seguido de morte.
“Tivemos um ciclo de alta que teve início no primeiro trimestre de 2008 e terminou no primeiro trimestre de 2009. Desde então nos trimestres seguintes, a tendência foi de queda”, fala Domingo Paulo Neto, delegado-geral.
Na comparação dos últimos trimestres de 2008 e 2009, os assassinatos subiram 3% no interior. E caíram 3% na capital.
Subiram 3%, mas houve queda, etc… Quem assiste, não entende que os homicídios subiram.
Hoje, o Estadão divulgou uma matéria às 7h33. Até as 17 horas, nenhum outro site publicou-a. E o que diz? “Total de homicídios cresce 12% no 1º trimestre em SP“.
Agora, imaginem uma notícia no mesmo teor como seria dada nos tempos em que meu avô…Deixa eu experimentar para ver se sei fazer manchete de O Globo: “Brizola deixa o governo com 12% a mais de assassinatos”. Esperem, acho que posso fazer melhor: “Brizola deixa o Governo com explosão da violência”.
Estou exagerando?
A neutralidade da imprensa chega a ser comovente.
do: http://www.tijolaco.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário