03/04/2010 - GESTÃO PARTILHADA
Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)
Prefeitura vai usar como exemplos as reuniões do PPA; encontros serão divididos por regiões
A partir do próximo dia 19 até a primeira quinzena de maio, a Prefeitura de São Bernardo vai realizar as plenárias do OP (Orçamento Participativo). Com a experiência do PPA (Plano Plurianual), no ano passado, alguns procedimentos foram mudados no processo de participação popular.
Serão realizados 20 encontros, divididos por regiões. De acordo com a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira, a experiência das reuniões do ano passado ajudou a formatar o OP 2010/2011.
“O PPA foi um aprendizado para a divisão territorial da cidade e a partir desta experiência conseguimos fazer algumas consolidações. As divisões não são aleatórias. Nós consideramos a política da região, os dados e indicadores. Além dos números populacionais”, disse a secretária.
As plenárias do OP são deliberativas e a população poderá escolher as prioridades para a região onde mora. Por meio de votação direta, serão escolhidas três demandas para o local onde mora e uma para a cidade. Também serão escolhidos representantes para formar a Comissão de Acompanhamento do OP, que irão acompanhar e fiscalizar as realizações das prioridades.
O OP em São Bernardo será realizado a cada dois anos, mas as plenárias serão feitas anualmente. Neste ano, as plenárias serão deliberativas; em 2011, nos encontros, a Prefeitura irá prestar contas do que foi feito.
As prioridades escolhidas pela população serão incluídas no orçamento municipal. Para entender todo este processo, os conselheiros eleitos passaram por uma capacitação.
“Em São Bernardo, nunca houve canais para a população participar da gestão pública. E o resultado do PPA foi surpreendente. Mais de 15 mil pessoas escolheram as diretrizes para os próximos anos e acredito que o OP vai aumentar ainda mais o número de participantes”, prevê Nilza.
A primeira plenária acontecerá no Jardim Laura, no dia 19, na Emeb Arlindo Miguel Teixeira, na estrada dos Alvarenga, 7.500.
do: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=19806
segunda-feira, 5 de abril de 2010
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