terça-feira, 6 de abril de 2010

São Bernardo terá mais 32 consultórios odontológicos públicos até o meio do ano

05/04/2010 - SAÚDE

Por: Marina Bastos(marina@abcdmaior.com.br)

Cada UBS do município ganhará um centro especializado em saúde bucal


O prefeito Luiz Marinho recebeu nesta segunda (05/04), o coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca, que anunciou a remessa de equipamentos para os consultórios de saúde bucal da rede municipal de saúde de São Bernardo. O encontro contou, também, com a presença do secretário de Saúde, Arthur Chioro. Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade terão um consultório odontológico. Cada um custou R$ 10 mil ao Ministério da Saúde.

Gilberto Pucca explicou que, além dos consultórios com equipamentos de primeira linha que devem ser entregues até julho, o Ministério da Saúde está investindo em curso de capacitação para dentistas, em São Bernardo, com foco no diagnóstico do câncer bucal.

"Esse tipo de câncer é o sétimo em incidências no Brasil e acomete principalmente homens com mais de 40 anos, fumantes, ou que trabalham expostos ao sol. Normalmente ocorre em pessoas menos favorecidas. A saúde bucal é uma fotografia da exclusão social. A doença aparece como uma ferida indolor, e por isso é difícil de diagnosticar. Quando isso acontece tardiamente, é mutilante e fatal. Está aí a importância de especializar profissionais que saibam detectar o câncer bucal e oferecer tratamento adequado, já que tem cura."

Os novos consultórios odontológicos devem resolver até 70% dos problemas bucais da população, conforme explicou Arthur Chioro. "Os serviços realizados nos consultórios serão de promoção de saúde bucal e prevenção, com consultas rotineiras, para problemas simples, mas com o diferencial de que todos os profissionais estarão aptos a reconhecer um caso suspeito de câncer na boca."

O secretário explicou que essa não é uma ação isolada. A parceria envolve, também, setores da educação, para que dentistas façam visitas periodicamente às escolas e realizem o chamado "atendimento não traumático", que é detectar problemas ainda no início, de modo que as medidas necessárias não traumatizem as crianças. O Cacon (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) de São Bernardo também está envolvido no processo, apoiando pacientes que forem encaminhados para análises mais complexas.

Nenhum comentário: