sexta-feira, 9 de abril de 2010

São Bernardo capacita dentistas sobre câncer de boca

Saúde
Publicação:5/4/2010
Kelly Santos
da redação

O Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo irá capacitar 100 dentistas que atenderão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) orientando e diagnosticando os munícipes sobre o câncer de boca. O lançamento oficial foi realizado nesta segunda-feira (5/4), no gabinete do prefeito. O evento contou com a participação do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca e do secretário de Saúde.

A ideia é que haja um diagnóstico precoce da doença que hoje, na maior parte dos casos, é feito tardiamente. O curso, de 80 horas, teve início nesta segunda-feira (5/4) com a etapa presencial, com docentes da Universidade de Brasília, e pela internet, com aulas semipresenciais. A expectativa é que no próximo mês, os profissionais já estejam capacitados para atuar nas UBSs.

Segundo o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, este tipo de doença é preocupante por não apresentar sintomas rapidamente. "O câncer de boca é uma doença extremamente perversa. Ele é o 7º câncer mais incidente em homens acima de 40 anos que fumam e usufruem de bebidas alcoólicas", disse.

O grande problema do câncer de boca é que quando diagnosticado tardiamente o paciente perde pedaços de lábios, face e nariz. Já quando a lesão é identificada precocemente, seu tratamento é realizado com quase 100% de cura.

Na oportunidade o secretário de Saúde falou sobre o projeto que a secretaria vem desenvolvendo com a secretaria de Educação. "Estamos com uma parceria que prevê um projeto de saúde bucal escolar preventivo que irá atender 100% das crianças das creches e do ensino fundamental. A expectativa é que o projeto seja iniciado ainda este semestre", disse.

Curso - Cerca de 100 cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde de São Bernardo do Campo participaram nesta segunda-feira (5/4), no Teatro Elis Regina, do curso de capacitação em Diagnóstico de Câncer Bucal, promovido pelo Ministério da Saúde e ministrado por professores da Universidade de Brasília.

O Ministério da Saúde escolheu São Bernardo para ser a primeira cidade brasileira a receber esse curso de capacitação por conta da proposta de ampliação e qualificação do atendimento odontológico no município e dos resultados já alcançados nessa área. Ainda este ano a Secretaria de Saúde pretende criar 21 equipes para a Estratégia de Saúde da Família, e até 2012 espera chegar a um total de 85 equipes.

Até o ano passado, São Bernardo não possuía uma rede articulada para a prevenção, tratamento e reabilitação dos casos de câncer bucal. Em parceria com o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Ensino Anchieta e com a Fundação Oncocentro do Estado de São Paulo (FOSP), a Divisão de Saúde Bucal de São Bernardo implantou em 2009 uma rede de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação do câncer bucal.

Nenhum comentário: