
12/04/2010 - TRABALHO
Por: Redação
Prêmio marca os 51 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
A comemoração dos 51 anos de fundação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em 12 de maio, contará com a entrega do 2º Prêmio João Ferrador de Promoção da Cidadania em seu formato original, com a participação da categoria na escolha dos premiados.
O personagem João Ferrador foi criado durante a ditadura militar pelo jornalista Antonio Carlos Felix Nunes, que editava a Tribuna Metalúrgica. Surgiu em 1972 e representava a indignação da categoria com o governo por meio de bilhetes indignados que endereçava a ocupantes do alto escalão do governo e que eram publicados pela Tribuna Metalúrgica.
Suas denúncias contra as condições de vida e da exploração do trabalho tornaram
João Ferrador símbolo dos metalúrgicos do ABCD e presença obrigatória em campanhas, cartazes, camisetas e chaveiros
Prêmio - Uma comissão formada pela direção do sindicato e representantes de entidades sociais indicará pessoas e entidades que, por meio do seu trabalho, contribuem com a promoção da cidadania, dos direitos humanos e sociais, da justiça e da democracia.
A lista com essas pessoas e entidade será submetida ao voto direto da categoria.
"Planejamos fazer desta maneira ano passado. Mas o aniversário do Sindicato coincidiu com o turbilhão da crise, que consumiu toda a nossa agenda", explicou Carlos Alberto Gonçalves, o Krika, diretor executivo do Sindicato.
Na primeira versão, em 2009, o premiado foi Guido Mantega, ministro da Fazenda, em setembro.
Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
do: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=19979
Nenhum comentário:
Postar um comentário