terça-feira, 20 de abril de 2010

Bilhete único em São Bernardo tem início em agosto

20/04/2010 - TRANSPORTE COLETIVO
Por: Renan Fonseca (renan@abcdmaior.com.br)

Em São Bernardo, passageiros poderão pegar mais de um ônibus com a mesma passagem

A partir de agosto, o bilhete único passa a valer no sistema municipal de transporte de São Bernardo. A instalação das catracas eletrônicas será feita ainda neste mês, e o cadastramento dos usuários pode ser concluído até agosto. As linhas de ônibus vão receber reforço de 110 veículos novos, que começam a rodar em maio.

A expectativa da secretária de Transportes e Vias Públicas, Patrícia Pereira Veras, é de que, com as medidas, problemas como superlotação de coletivos e demora nos pontos de embarque sejam sanados. “Notamos que em várias linhas estes problemas são comuns e pretendemos melhorar a vida do usuário”, reforçou a secretária. Com a chegada do bilhete único, o valor da tarifa, que é de R$ 2,50, não vai aumentar.

O sistema vai integrar as 58 linhas administradas pela Prefeitura. Patrícia informou que articula com o Estado a possibilidade de ampliar a integração para as linhas intermunicipais e trólebus. O bilhete único vai garantir que o usuário percorra mais de uma linha pagando apenas uma tarifa.

A passagem eletrônica terá duração de 90 minutos. Dentro deste prazo, o passageiro poderá trocar de ônibus quantas vezes quiser, sem pagar nova tarifa. A secretária explicou que o período de 1h30 para expirar o primeiro bilhete foi resultado de estudo técnico feito em todas as linhas municipais de ônibus. “Mas, assim que o sistema for implantado, vamos acompanhar de perto para sabermos se realmente esse tempo será condizente com a realidade das viagens”, argumentou Patrícia.

Reforço - Já em maio cerca de 60 micro-ônibus passam a circular na cidade. O reforço foi necessário, ainda conforme a secretária, para diminuir o tempo de espera nos pontos e reduzir o número de passageiros por veículo. Ainda nos próximos meses, outros 50 ônibus integrarão a frota. “Esses carros vão reduzir os problemas dos passageiros. Percebemos que existe uma demanda expressiva nos finais de semana. Nesses dias vamos aumentar a frota circular”, ressaltou a responsável pela pasta.
Levantamento feito pela Secretaria de Transporte e Vias Públicas apontou que 5% dos usuários do sistema municipal de transporte pagam duas tarifas. As interligações que atendem essa porcentagem são a linha 51 (ligação entre bairros São Pedro e Rudge Ramos) à 39b (Alto Bela Vista Tintas Ipiranga); 38ª (Circular, Jardim Fátima – Demarchi) à linha 11 (Paço - Jardim das Orquídeas); 34 (Balsa – Paço) à linha 39 (bairro São Pedro).

As pessoas que utilizam essas linhas, e atualmente pagam duas tarifas, passam a percorrer a viagem desembolsando apenas um bilhete a partir da instalação do bilhete único. São Bernardo possui 345 veículos que transportam mais de 6 milhões de usuários por mês.

Na Região, a primeira cidade a aderir à integração tarifária entre as linhas municipais, intermunicipais e trólebus foi Diadema. A baldeação só pode ser feita nos terminais Diadema e Piraporinha.
ABCD Maior

Nenhum comentário: