domingo, 9 de outubro de 2011

Seminário
Publicação:3/10/2011
Ministro da Educação abre II Seminário Estadual de Educação em São Bernardo

Vanessa Oliveira
da redação

São Bernardo do Campo foi palco nesta segunda-feira (3/10) da abertura do II Seminário Estadual de Educação Integral - Educação Integral e Currículo: ampliando os horizontes para a construção da cidadania. Sediada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), a solenidade contou com as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad, da secretária de Educação de São Bernardo, e de mais de 500 representantes de 53 municípios inscritos.

O evento, que segue até esta terça-feira (4/10), no mesmo endereço, das 8h30 às 14h30, trata-se de uma ação organizada pelo Comitê Estadual de Educação Integral, colegiado composto por representantes dos municípios de São Paulo e que contam com o Programa do Governo Federal de Educação integral, o Mais Educação.

O encontro é voltado a professores, monitores, coordenadores, orientadores pedagógicos, orientadores técnicos, diretores, secretários de Educação, prefeitos, representantes do Ministério da Educação e de instituições públicas. Secretários das 30 cidades que compõem o Comitê Estadual, entre as quais São Bernardo, Mauá, Santo André e Diadema, estiveram presentes. Entre as 53 cidades participantes, figuram ainda Osasco, Araras, São Carlos, Presidente Prudente, Cubatão, Guarujá, Santos e Praia Grande, entre outras.

Para Fernando Haddad, o fato de São Bernardo sediar um evento como esse num momento em que discute a ampliação da jornada escolar junto à rede pública de ensino pode trazer subsídios ao novo rumo da educação no País. "O Programa Mais Educação nasceu de algumas cidades brasileiras que resolveram reverter uma desculpa do passado de que faltava estrutura nas escolas para ampliar a permanência dos alunos na unidade. O Ministério da Educação (MEC) tem aprendido muito com esses municípios e como eles vêm incorporando a educação em tempo real para atender a demanda social", destacou.

Tempo de Escola - Em São Bernardo, a rede municipal de ensino implanta, progressivamente, a ampliação da jornada escolar para alunos de ensino fundamental, atendendo a dispositivos legais e a uma concepção de educação voltada ao desenvolvimento integral dos alunos.

Atualmente, 28 unidades oferecem a educação integral com apoio de nove Organizações Não Governamentais (ONGs) por meio do programa Tempo de Escola.

Lançada em 2010, a iniciativa busca estender a jornada do aluno na unidade escolar, possibilitando o amplo desenvolvimento de seu potencial, além de permitir que todas as crianças participantes permanecessem em tempo integral na escola.

O Cenforpe fica na Avenida Dom Jaime Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.

Nenhum comentário: