terça-feira, 25 de outubro de 2011

Meio Ambiente
Publicação:25/10/2011
Seminário apresenta resultados do Projeto da Percepção da Qualidade do Ar

Ana Paula Dante
da redação

O seminário Percepção da Qualidade do Ar, realizado nesta terça-feira (25/10), no Teatro Elis Regina, encerrou o projeto Educação Ambiental para a Percepção da Qualidade do Ar, realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo em parceria com a ONG Terra Viva. O encontro, que reuniu cerca de 250 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos, entidades ambientalistas e voluntários, contou com a palestra do médico e comentarista do Jornal da Cultura, Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e um dos mais reconhecidos pesquisadores brasileiros nas áreas de saúde humana e poluição atmosférica.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Gestão Ambiental em parceria com a ONG Terra Viva, teve como objetivo mapear a qualidade do ar em todo o município, promovendo ao mesmo tempo ações de educação ambiental entres os alunos da rede pública.

Durante o seminário, foi constatado que a poluição do ar é pior na região por onde passa o trecho Sul do Rodoanel. Os piores resultados apontados pelo projeto foram nas Escolas Estaduais Brazilia Tondi de Lima, no Ferrazópolis, Omar Donato Bassani, no Bairro Tatetos e Célio Negrini, no Bairro Areião.

De acordo com o secretário de Gestão Ambiental, os resultados serão analisados cuidadosamente para que sejam realizadas ações e políticas ambientais nos bairros com o objetivo de minimizar o problema.

Agora, a expectativa é que a iniciativa tenha continuidade em 2012. A Secretaria de Gestão Ambiental distribuirá nas 29 escolas um banner com o mapa temático e folders com os resultados do projeto com o objetivo de viabilizar o debate sobre a ocupação do território e a qualidade de vida da população.


Nenhum comentário: