sexta-feira, 28 de outubro de 2011

‘Aprender com a Pinacoteca’ leva fascínio da arte a professores e alunos de São BernardoEducação
Publicação:27/10/2011
‘Aprender com a Pinacoteca’ leva fascínio da arte a professores e alunos de São Bernardo

Cosmo Silva
da redação

Foto: Divulgação

Alunos e professores das Escolas de Educação Básica (EMEBs) de São Bernardo do Campo estão tendo a oportunidade de conhecer e aprofundar seus conhecimentos na arte e cultura durante as visitas monitoradas que estão sendo realizadas à Pinacoteca do Estado. A ação é fruto da parceria firmada entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo, Fundação Volkswagen e Pinacoteca de São Paulo.

Na terça-feira (25/10), 60 alunos das EMEBs Professor Cassiano Faria e Florestan Fernandes fizeram o passeio. Além das visitas educativas, realizadas de 18 de outubro a 28 de novembro, a ação inclui ainda o curso Aprender com a Pinacoteca, que está sendo oferecido a 47 professores da rede de ensino da cidade.

Somado ao curso, realizado durante 11 encontros, uma vez por mês e sempre aos sábados, foram oferecidas aos educadores 47 visitas educativas. Dessa forma, 32 unidades escolares de São Bernardo e 1.260 alunos do ensino fundamental estão sendo beneficiados com idas à Pinacoteca. Também foi confeccionado material educativo exclusivo para alunos e professores, que são oferecidos durante as visitas pedagógicas.

O objetivo é capacitar os profissionais de ensino para a compreensão dos potenciais educativos do museu, facilitar os encontros com a instituição cultural e seu acervo, auxiliar na compreensão aprofundada do papel da arte e da cultura como recursos educativos sócio-inclusivos, disseminar o prazer da visitação e frequência a instituições culturais, além de contribuir para a compreensão de ações educativas em arte como processos de desenvolvimento de consciência crítica e cidadania dos estudantes.


Nenhum comentário: