domingo, 30 de outubro de 2011

Prefeitura, Metalúrgicos e Mercedes incentivam leitura entre operáriosLeitura
Publicação:28/10/2011
Prefeitura, Metalúrgicos e Mercedes incentivam leitura entre operários

Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Valmir Franzoi

A Prefeitura de São Bernardo do Campo dá mais um passo para a democratização do acesso a literatura. Nesta sexta-feira (28/10), o prefeito do município, o diretor de Recursos Humanos da Mercedes-Benz do Brasil, Marcos Alves, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, apresentaram o programa Leitura nas Fábricas, que estará disponível a cerca de 15 mil operários da montadora, localizada no município.

A empresa é a primeira do segmento do País a receber esta iniciativa, que tem como objetivo democratizar o acesso a informação, a inclusão social e a formação do leitor em prol do efetivo exercício da cidadania. A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Filarmônica Vera Cruz, sob a regência do maestro Laércio Diniz.

O projeto, que foi lançado em junho de 2010 na Regional de Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Diadema, é realizado em parceria com o Ministério da Cultura, sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos, Construção Civil e Moveleiro.

De acordo com o chefe do Executivo, instalar um Ponto de Leitura nas Fábricas, ao lado da linha de produção, permite aos trabalhadores a possibilidade de adquirir informação e conhecimento. "A leitura é importante para o desenvolvimento intelectual, porque além de aperfeiçoar os conhecimentos em português, também facilita na matemática. Quem sabe ler, conseguirá também resolver uma equação. Além disso, é fundamental estimular as crianças desde pequenas para o uso do livro e realizações de atividades culturais", disse.

O vice-prefeito e secretário de Cultura de São Bernardo, que animou os funcionários com a canção A Vida do Viajante, de Luiz Gonzaga, destacou os investimentos do município na área da literatura, como por exemplo, os projetos Concurso Literário, Espalhando a Leitura e Entre na Roda. Ao todo, dois Pontos de Leitura já foram instalados na Mercedes-Benz próximos da linha de produção a fim de garantir o acesso ao maior número de funcionários da multinacional. A previsão é que outros cinco espaços sejam implantados.

Além disso, foram capacitados 24 operários indicados pela montadora para serem mediadores de leitura, cujo objetivo principal é atuar como intermediário entre o acervo e os colaboradores. O espaço reunirá uma coleção de 650 títulos nas seguintes áreas: literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, bem como livros didáticos, DVDs e enciclopédias, que poderão ser utilizados para leitura e empréstimo nos horários do café, refeições ou fora da jornada de trabalho. Em cada unidade, foram instalados um computador, uma impressora, três pufes, um tapete e duas estantes.

Nenhum comentário: