sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Prefeito vistoria cinco obras em áreas de risco no Silvina e Núcleo Pai Herói Habitação
Publicação:27/10/2011
Prefeito vistoria cinco obras em áreas de risco no Silvina e Núcleo Pai Herói

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Wilson Magão

O prefeito de São Bernardo do Campo realizou nesta quinta-feira (27/10), vistoria em cinco obras emergenciais de risco em execução no Jardim Silvina e no Núcleo Pai Herói (Nova Baeta). As intervenções integram o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que é monitorado durante tudo ano.

O chefe do Executivo destacou o trabalho de ampliação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), que atuam 24 horas, o investimento, pela Administração, em equipar e reforçar a Defesa Civil e, ainda, o constante monitoramento dessas áreas. "É um processo contínuo e organizado que envolve a comunidade e técnicos de diferentes setores da Prefeitura. Os Nudecs constituem uma grande ferramenta da Defesa Civil do município e esse tipo de estratégia de segurança comunitária é recomendado até pela Organização das Nações Unidas (ONU)", aponta.

O roteiro das visitas incluiu muros de contenção na Avenida Washington Luis e ruas Visconde de Araruama e Gaspar de Souza, no Jardim Silvina, e a rua José Raimundo, no Núcleo Pai Herói. Além disso, estão sendo construídos na região do Silvina pequenos muros nas ruas Gustavo Barone, Aderita Lopes, Itapiruna e Fernando de Noronha.

Com recursos próprios, as secretarias de Habitação e Serviços Urbanos vêm efetuando serviços e obras emergenciais, preventivas e corretivas para a eliminação de riscos com nove obras de drenagem urbana, tratamento de encostas, estabilização de taludes e recuperação de vias de acesso em assentamentos precários apontados pelo PMRR e Defesa Civil. O investimento previsto no Plano Plurianual (PPA) para estas obras é de R$ 3 milhões por ano.

De acordo com a secretária de Habitação, para as 25 obras de contenção de encosta recomendadas pelo Plano Municipal de Redução de Riscos, que são mais caras, foram pedidos e aprovados recursos ao Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).


Nenhum comentário: