quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Eleições dos Conselhos Gestores de Saúde mobilizam milhares de participantesSaúde
Publicação:9/11/2011
Eleições dos Conselhos Gestores de Saúde mobilizam milhares de participantes

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Divulgação

As eleições para os Conselhos Gestores de Saúde de São Bernardo prosseguem até sexta-feira (11/11). O processo eleitoral, que envolve usuários, associações comunitárias e trabalhadores da saúde, foi iniciado no domingo (6/11), quando quase 12 mil pessoas votaram diretamente em seus representantes nas unidades de base territorial.

Os Conselhos Gestores atuam em todo o sistema público de saúde, como unidades básicas, hospitais, unidades de pronto atendimento, clínicas médicas e centros de referência. Sua composição é tripartite, sendo formados por quatro conselheiros em cada unidade: dois usuários (ou representantes de entidades comunitárias), um trabalhador da rede pública de saúde e um membro indicado pela Secretaria Municipal de Saúde, além dos respectivos suplentes. Com caráter deliberativo, os conselhos têm como principais objetivos a avaliação, fiscalização e controle da execução das políticas e ações da saúde.

Para o secretário de Saúde, a eleição dos conselheiros gestores é uma grande festa democrática. "Após anos de descaso das administrações anteriores com a gestão participativa e o controle social da saúde, o atual governo vem desenvolvendo e qualificando um processo de gestão compartilhada com a sociedade", cita o titular da Pasta. A eleição, no entender do secretário, consolida o compromisso do governo municipal com a democratização da gestão.

No primeiro dia de eleição, 11.868 usuários escolheram seus representantes em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Pronto-Socorro de Rudge Ramos (que até dezembro, deverá ser transformado em UPA), que são unidades com abrangência regional.

Já os representantes dos usuários nas unidades de base municipal, ou seja, que atendem pessoas de todas as regiões da cidade, começaram a ser eleitos dia 8/11, com a votação no Ambulatório de Especialidades Médicas. A eleição das unidades de abrangência municipal teve sequência na terça-feira e prosseguirá nesta quinta e sexta-feira, por meio de plenárias nas quais participam representantes de associações de moradores e de movimentos sociais, desde que tenham CNPJ ativo e mais de um ano de existência.

Os trabalhadores da saúde elegeram seus representantes nesta quarta-feira (9/11), mas nos hospitais Anchieta, HMU e PS Central, o pleito eleitoral continua nesta quinta (10/11), das 9h às 20h, para permitir que aqueles que trabalham em turnos possam votar. Na terça (8/11), a eleição foi realizada para os usuários dos serviços de saúde mental e os familiares dos pacientes também puderam participar. Na sexta (11/11), o Hospital Municipal Universitário (HMU), o Pronto-Socorro Central e o Centro de Controle de Zoonoses encerram o processo eleitoral com a realização de plenárias para a escolha dos representantes dos usuários nesses equipamentos.


Nenhum comentário: