domingo, 27 de novembro de 2011

Prefeito apresenta <i>Operação Guarda-Chuva</i> para combater enchentesPrevenção
Publicação:21/11/2011
Prefeito apresentaOperação Guarda-Chuvapara combater enchentes

Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Wilson Magão

O prefeito de São Bernardo do Campo apresentou, na manhã desta segunda-feira (21/11), a Operação Guarda-Chuva 2011/2012, que reúne medidas preventivas e emergenciais de combate às enchentes na cidade, no período que vai de 1º de dezembro a 15 de abril.

O chefe do Executivo revelou uma série de planos preventivos e as ações emergenciais que a Prefeitura colocará em prática em casos de escorregamentos, alagamentos, inundações e solapamentos de margens de córregos.

"Estamos entrando em um período crítico de chuvas e, desde 2009, temos trabalhado com preocupação sobre as áreas de risco e também com a preservação da vida. Temos realizado vistorias e operações com sucesso, além da reestruturação da Defesa Civil", afirmou.

Como preparação para o período crítico de chuvas, a Prefeitura já executou obras de redução e eliminação de riscos, manutenção e limpeza da drenagem urbana, incluindo piscinões, remoção preventiva de famílias, ampliação da rede de pluviometria, monitoramento de campo contínuo e reuniões comunitárias nas áreas de risco, entre outras ações.

Dos 14 piscinões da cidade, a Prefeitura já limpou 12. Nos outros dois, o serviço está em fase de conclusão. "O Estado se comprometeu com a limpeza, mas a licitação ainda está em aberto. Por isso, com a aproximação das chuvas, decidimos fazer por conta própria a limpeza", ressaltou o prefeito.

Serviço - A Operação Guarda-Chuva, criada pelo Decreto 17.303, de 25 de novembro de 2010, está em seu segundo ano. Nesta temporada, duas importantes operações serão colocadas em prática. A operação Informar Pra Prevenir, com ações de informação aos moradores, e a operação Alerta Sai de Casa, para auxiliar as famílias que moram nas 58 áreas de risco em caso de remoção ou acidentes.

Os números da Operação Guarda-Chuva, do período 2010/2011, mostram que a ação foi um grande sucesso. Não foram registrados óbitos e feridos em São Bernardo do Campo em decorrência de acidentes provocados pelas chuvas. Foi reduzido em 80% o número de interdições em relação ao verão anterior, além de diminuir em 60% o número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil. O programa também foi selecionado ao VII Prêmio Caixa: Melhores Práticas em Gestão Local.


Nenhum comentário: