terça-feira, 29 de novembro de 2011

UBSs e Centro de Testagem intensificam campanha contra Aids, sífilis e hepatitesSaúde
Publicação:22/11/2011
UBSs e Centro de Testagem intensificam campanha contra Aids, sífilis e hepatites

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Valmir Franzoi

A Prefeitura de São Bernardo do Campo promove, de 24 de novembro a 2 de dezembro, a campanha Fique Sabendo, que tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação, conduzida pelo Programa Municipal DST/Aids, irá abranger as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e o Centro de Testagem, do Programa Municipal de DST/Aids/Hepatites.

Com o tema Saber faz a diferença, as UBSs colherão sangue de usuários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a identificação de doenças. No Centro de Testagem, localizado nas dependências do Ambulatório de Especialidades Médicas, no Centro, será possível fazer testes rápidos de HIV, além dos outros exames.

Quem não tem como comparecer à UBS em horário comercial poderá procurar as unidades Vila São Pedro, Parque Selecta e Alvarenga, que funcionarão no sábado (26/11), das 8h às 12h, para a realização desses exames.

A campanha Fique Sabendo, promovida durante todo o ano pela Prefeitura, ganho reforço nesta época devido a 1º de dezembro ser o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids. Apesar dos avanços da medicina, o vírus HIV, causador da imunodeficiência adquirida, descoberto em 1979, segue fazendo vítimas em todo o mundo.

A expectativa da Secretaria de Saúde é que cerca de duas mil pessoas participem da campanha neste ano. Em 2010, foram efetuadas mais de duas mil coletas, das quais 21 foram reagentes para HIV (14 mulheres e sete homens) e diagnosticados 14 casos de hepatite, 17 casos de hepatite C e 37 de sífilis.

O Centro de Testagem fica na Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 4126-9800. Os endereços das UBSs podem ser acessados na seção de serviços do site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).


Nenhum comentário: