terça-feira, 29 de novembro de 2011

São Bernardo inova tratamento contra osteoporose com uso de videogameReabilitação
Publicação:29/11/2011
São Bernardo inova tratamento contra osteoporose com uso de videogame

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Valmir Franzoi

O Ambulatório de Osteoporose do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) está usando tratamento inédito na região no combate à doença. Trata-se da fisioterapia especial com o equipamento Wii, videogame que vem sendo bastante aplicado em reabilitação em todo o mundo. O serviço é desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo há um ano.

Segundo o médico responsável pelo ambulatório, o equipamento entrou como reforço na fisioterapia e tem como proposta trabalhar o equilíbrio e a flexibilidade, além de ajudar a amenizar a dor. Outros recursos utilizados na reabilitação e fortalecimento dos músculos são bolas suíças, pranchas de equilíbrio, pesos e faixa elástica Thera Band.

O videogame Wii possui sensores capazes de captar os movimentos em três dimensões por meio de um acelerômetro, exigindo que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia.

As sessões duram, em média, 40 minutos cada e a fisioterapia leva cerca de três meses, uma vez que a finalidade é ensinar a paciente a praticar as aulas em casa. O acompanhamento clínico no CAISM dura em torno de cinco anos.

O público-alvo para o tratamento são as mulheres com idade mais avançada e aquelas com maior risco de fratura e que, portanto, precisam de um atendimento individualizado. A média é de oito pacientes atendidas por fase de tratamento.

Localizado no 1º andar do CAISM, o ambulatório reúne equipe constituída por ginecologista, médicos residentes da Fundação do ABC e fisioterapeutas. O serviço foi criado em 2009 devido à crescente demanda, que, atualmente, gira em torno de 50 pacientes por mês.

Serviço – Para utilizar o Ambulatório de Osteoporose do CAISM, as mulheres precisam ser encaminhadas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Neste local, elas passam por consulta médica, realização de exames, são medicadas e fazem exercícios de fisioterapia após avaliação cardiológica.

O Ambulatório de Osteoporose funciona no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que é ligado ao Hospital Municipal Universitário (HMU), e está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 45, no Bairro Santa Terezinha. Mais informações pelo telefone (11) 4335-3214.


Nenhum comentário: