quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Unidade da Rede Fácil do Paço completa um ano com mais de 257 mil serviços solicitadosServiços
Publicação:31/08/2011
Unidade da Rede Fácil do Paço completa um ano com mais de 257 mil serviços solicitados

Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth

A Rede Fácil - Central de Atendimento ao Cidadão de São Bernardo do Campo, localizada no Paço Municipal, completou um ano de funcionamento nesta quarta-feira (31/8), aprimorando os serviços de atendimento à população. Durante o período, mais de 171 mil pessoas foram atendidas – cerca de 15 mil por mês – com o número expressivo de 257 mil serviços solicitados. Entre os mais procurados estão informações sobre débitos, com 22,2 mil solicitações, mais de 17,1 mil transferências de pontuação da carteira de motorista, além de 16,1 mil parcelamentos de débitos.

O volume de serviços disponibilizados ao cidadão também foi duplicado no período, passando de 286 para 800. Desse total, 115 atendimentos tramitam eletronicamente entre as secretarias; 59 são resolvidos na hora, como lançamento de cadastro de licença sanitária, indicação de condutor, ITBI, entre outros; e 45 serviços são disponibilizados pelo site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br). Há ainda o Guia de Serviços da Rede Fácil, também disponibilizado no site, onde o cidadão pode obter informações sobre documentos, taxas, legislações, formulários, entre outros, bem como consultar o andamento de seu processo ou a solicitação de serviço.

Outro avanço importante foi a diminuição do tempo de espera do cidadão na Rede Fácil, que hoje não ultrapassa 15 minutos e no início, no período de adaptação, em alguns casos chegava até uma hora. De acordo com a coordenadora de atendimento ao cidadão, isso se deve a grandes ajustes realizados no processo de migração de sistemas financeiros, protocolo, revisão dos procedimentos de trabalho e capacitação dos atendentes, que inicialmente eram 83 e hoje são 103.

"Os sistemas já estão estáveis e os atendentes mais habilidosos, o que contribui para a diminuição do tempo de espera. Neste um ano foram realizadas mais de 150 horas de capacitação continuada", disse a coordenadora. O número de mesas também passou de 23 para 28.

Uma das novidades é o plantão de orientação, disponibilizado desde 21 de junho na Central de Atendimento. A iniciativa, uma demanda dos cidadãos e escritórios de engenharia e arquitetura da cidade, permite que de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, um técnico de obras particulares ofereça informações sobre, por exemplo, novos projetos de construção de um imóvel. Isso permite que o cidadão ao voltar à Rede Fácil protocole o projeto com a documentação correta.

Há ainda o primeiro posto descentralizado da Rede Fácil, no Bairro Assunção, inaugurado em 14 de julho, na Avenida Robert Kennedy, 3.438. A unidade conta com seis estações de atendimento, um balcão de recepção para triagem e emissão de senhas e uma sala de suporte administrativo. Ao todo, nove atendentes e um encarregado prestam atendimento com qualidade à população, dando solução imediata ou protocolando as demandas. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já a Rede Fácil fica no andar térreo do Paço Municipal, na Praça Samuel Sabatini, 50, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. A previsão é que até o primeiro semestre de 2012 mais três postos descentralizados da Rede Fácil sejam inaugurados na cidade, no Riacho Grande, Rudge Ramos e Alvarenga.

Opiniômetro – Outro avanço da Rede Fácil será a implantação, a partir de segunda-feira (5/9), do novo sistema de pesquisa eletrônica de satisfação ao cidadão, por meio de um equipamento chamado opiniômetro, instalado em todas as mesas de atendimento.

O aparelho, que também será instalado no Posto Assunção, permite que o cidadão ao final de cada atendimento avalie, com ótimo, bom, regular ou ruim, o tempo de espera para ser atendido; clareza e objetividade das informações; atendimento prestado pelo atendente; solução do assunto tratado; e instalações da Rede Fácil. O equipamento ficou mais de um mês em testes para aferição de qualidade.

De acordo com o secretário de Administração e Modernização Administrativa, o novo sistema visa dar maior agilidade e modernidade ao trabalho de avaliação e gestão dos resultados obtidos. "O equipamento permitirá uma melhoria no atendimento de forma a promover cada vez mais a satisfação do cidadão, a eficácia do atendimento e a transparência dos serviços prestados", disse. O atendimento, que era avaliado por meio de uma ficha de manifestação, onde o cidadão opinava com reclamações, sugestões ou elogios, continuará em funcionamento.


Nenhum comentário: