segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Ações da Operação Guarda-Chuva 2011/2012 já tiveram inícioPrevenção
Publicação:05/09/2011
Ações da Operação Guarda-Chuva 2011/2012 já tiveram início

Thiago Alfredo Krauss
da redação
Foto: Raquel Toth

 
Embora estejamos a três meses do intenso período de chuvas que geralmente ocorre durante o verão – dezembro a março –, a Prefeitura de São Bernardo do Campo já se adiantou e deu início à Operação Guarda-Chuva. 

Realizada anuamente entre os dias 1º de dezembro e 15 de abril, a iniciativa tem como finalidade combater de forma eficiente e efetiva os principais processos destrutivos identificados no município durante os períodos chuvosos, como escorregamentos de encostas, solapamento de margens de córregos, inundações, além de alagamentos.

Entre as ações que integram o programa, realizadas pela Defesa Civil, estão o aumento da frequência do monitoramento das áreas de risco, que agora é feito diariamente em vez de três vezes por semana; a operação Informar pra Prevenir, com a distribuição de material informativo a fim de preparar os munícipes para o período de chuvas; além do Alerta Sai de Casa, que orienta e acompanha as pessoas instaladas em áreas de risco, dentre outras. 

Outras ações também são realizadas ao longo do ano pela Defesa Civil, como monitoramento contínuo das áreas de risco e remoção de famílias em situação de risco iminente.

Simultaneamente, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza uma série de serviços de manutenção e limpeza, com vistas ao preparo do sistema de drenagem para o período das chuvas. 

Até o momento, já foi executada a limpeza mecanizada de 28 córregos, a fim de melhorar o escoamento da água, bem como mais de 26 mil serviços de manutenção ou limpeza de bocas de lobo, além da limpeza de galerias. Pelo departamento de Limpeza Urbana, foram mapeados 122 pontos de descarte irregular, além da varrição, que foi ampliada de 5 mil para 12 mil quilômetros por mês.

Nenhum comentário: