segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prefeito, Lula e Haddad participam de homenagem pelos cinco anos da UFABCAniversário
Publicação:16/09/2011
Prefeito, Lula e Haddad participam de homenagem pelos cinco anos da UFABC

Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Valmir Franzoi

O prefeito de São Bernardo do Campo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaram da cerimônia de comemorarão dos cinco anos da Universidade Federal do ABC.

"Somos de uma região que lutou muito para ter uma universidade pública nos últimos quatro anos. Temos importantes universidades privadas, mas faltava uma federal. Agora vemos com muita alegria o crescimento das obras do campus de São Bernardo", disse o prefeito, ao se referir à nova unidade da faculdade.

A UFABC oferece atualmente dois bacharelados interdisciplinares (bacharelado em Ciência & Tecnologia e em Ciências & Humanidades) e 25 cursos de formação específica. Ao todo são 5.528 alunos na graduação, 510 na pós-graduação e 14 programas de pós-graduação. A UFABC é a única instituição de ensino superior do Brasil com 100% de docentes doutores.

O ex-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva, destacou a importância da UFABC para a região. "A conquista desta universidade é resultado de muitas lutas. Não entendia como uma das regiões mais ricas do País não tinha uma universidade pública", afirmou Lula.

A Universidade Federal do ABC foi criada em 2005 e, desde setembro de 2006, tem aulas em Santo André. A partir deste ano as aulas começaram em São Bernardo em um prédio cedido provisoriamente pela Prefeitura, até que a construção do novo campus esteja pronta.

A Universidade adotou desde o início um projeto pedagógico inovador em que o aluno ingressa em um bacharelado interdisciplinar e apenas após entrar com os eixos básicos do conteúdo ministrado em aula é que escolhe o curso de formação específica.

Segundo o ministro Fernando Haddad. além de São Bernardo, o governo federal está construindo campus da UFABC nas cidades de São Paulo, Santos, Diadema, Guarulhos e Osasco.


ÚLTIMAS NOTÍC

Nenhum comentário: