quinta-feira, 1 de setembro de 2011

São Bernardo reconta sua história com participação da populaçãoHistória
Publicação:24/08/2011
São Bernardo reconta sua história com participação da população

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Wilson Magão

Pensar o passado e projetar o futuro na lógica da São Bernardo 2021. Esse é o principal objetivo do projeto Resgate da Memória de São Bernardo do Campo – a história da cidade contada pelos seus protagonistas, que a Prefeitura vem elaborando por meio da Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo, com participação de diversas secretarias.

Além de um livro coletivo que a Administração irá editar em conjunto com a população por meio da coletânea de informações e depoimentos, a iniciativa prevê ainda produtos intermediários. Serão produzidos vídeos, DVDs, conteúdo para internet, exposições fotográficas nos bairros e lançamentos festivos, entre outros.

A titular da Pasta divulgou a iniciativa durante as plenárias de prestação de contas do Orçamento Participativo (OP) 2011, realizadas de 23 de maio a 18 de junho em 20 regiões da cidade. Na ocasião, ela aproveitou para convidar a comunidade a participar do projeto.

Entre os eixos pesquisados constarão mapas do sistema hídrico; campos de várzea e os times de futebol de bairro; musicalidade, culinária e brincadeiras; a história dos bairros e da cidade contada pelos pais, avós ou conhecidos; resgate das memórias e resenhas históricas das intervenções aprovadas pelo OP e a trajetória dos trabalhadores do município, entre outros temas. Nesse último caso, o material produzido poderá resultar num acervo de objetos que poderá ficar em exposição rotativa no futuro Museu de Trabalho e do Trabalhador.

Para coordenar a edição do livro, foi contratado o jornalista e historiador Ademir Medici. Em 1981 ele publicou a obra São Bernardo: seus bairros, sua gente. Diante das grandes mudanças operadas no município nas últimas três décadas, ao invés de lançar nova edição do livro anterior, a Administração decidiu confeccionar uma nova obra. Depois de pronto, o material ficará à disposição em escolas, órgãos públicos e bibliotecas, além de ser exibido nas regiões do Orçamento Participativo e em eventos promovidos pela Prefeitura.

Nenhum comentário: