terça-feira, 6 de setembro de 2011

Festa Muitos Povos, Uma Cidade recebe em três dias mais de 12 mil visitantesFesta
Publicação:06/09/2011
Festa Muitos Povos, Uma Cidade recebe em três dias mais de 12 mil visitantes

Vanessa Oliveira
da redação

Foto: Raquel Toth

A 3ª edição da festa Muitos Povos, Uma Cidade registrou mais de 12 mil visitantes nos três dias de evento - 2, 3 e 4 de setembro -, no Pavilhão de Exposições Vera Cruz, no Jardim do Mar. Os festejos, que integraram a programação do 458º aniversário de São Bernardo do Campo, celebrado em agosto, superou as expectativas dos organizadores e dos expositores.

Apenas no último domingo (4/9), o evento somou em torno de 8 mil pessoas oriundas tanto de São Bernardo quanto de outras cidades do ABC. Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência foi registrada. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a festa concentrou 48 barracas simbolizando 14 nações e quatro estados brasileiros, além de comunidades étnicas.

A diversidade deu o tom do evento, representada por uma variedade de artesanato, culinária e apresentações culturais típicas de países como Itália, Japão, Portugal, Grécia, Lituânia, Rússia, Índia, Chile, Bolívia, Alemanha, além de estados como Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e índios da Nação Guarani. Também marcaram presença comunidades como povos indígenas, negros e ciganos. Neste ano, ingressaram ainda as comunidades árabes, do Peru, Hungria e Croácia.

Entre os inúmeros convidados, o prefeito do município e o vice-prefeito e secretário de Cultura, que aproveitaram para prestigiar o show do Grupo de Dança IntegrArte, Corpo e Música - constituído por meninos e meninas surdos ou com algum tipo de deficiência física, além de provar a gastronomia nacional e mundial nas barracas de comidas típicas.

Essa terceira edição foi palco de outras manifestações, entre workshops, exposições fotográficas e até um jardim com grama sintética, plantas e bancos de praça, montado em pleno pavilhão. A Prefeitura levou ainda ao endereço um estande no qual os visitantes recebiam informações sobre os principais atrativos de São Bernardo, tiravam fotos no cenário do teleférico do Parque Estoril e se divertiam em uma minipista de esportes radicais e parede de escalada.


Nenhum comentário: