São Bernardo do Campo será palco da 3ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade que começa nesta sexta-feira (2/9) e segue até o dia 4 (domingo) no Pavilhão Vera Cruz. O evento, que integra o calendário oficial dos festejos de aniversário da cidade, celebrado em agosto, traz diversas novidades este ano e é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Além, das atrações principais como as duplas sertanejas Lincon e Luan e Alex Sandro e Marcelo, e do grupo de pagode Art Popular, a comemoração concentrará em um único endereço um verdadeiro festival de sons, cores e sabores. Serão 48 barracas representando 14 nações e quatro estados do Brasil, oito a mais em relação a 2010, além da cultura dos povos indígenas, negros e ciganos. Este ano, se somam à lista de participantes comunidades árabes, do Peru, Hungria e Croácia.
Esta edição contará com gastronomia, artesanatos típicos, workshops, exposições fotográficas, bem como apresentações artísticas de vários países, como Itália, Japão, Portugal, Grécia, Lituânia, Rússia, Índia, Chile, Bolívia, Alemanha, e estados como Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará e índios da Nação Guarani.
Entre as novidades está um grande jardim com grama sintética, plantas e bancos de praça, que será montado no pavilhão de artesanatos. No jardim ocorrerá a exposição fotográfica Memórias de São Bernardo, do projeto Resgate da Memória de São Bernardo do Campo, da Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo, além de imagens das outras edições do evento e a exposição de quadros de um artista de Cabo Verde, na África. Um desfile de tranças afro também fará parte das atrações.
Haverá ainda a participação inclusiva do grupo de danças IntegrArte, Corpo e Música, formado por meninos e meninas surdos ou com algum tipo de deficiência física. O grupo reconstruirá, através da dança, os diferentes períodos da história do Brasil, passando pelos primeiros migrantes até os tempos atuais. Também marcam presença pela primeira vez os alunos da rede municipal de ensino, que exibirão coreografias de danças brasileiras.
O município também terá um stand, onde os visitantes poderão obter informações sobre os principais atrativos da cidade, tirar fotos no cenário do teleférico do Parque Estoril e se divertir em uma minipista de esportes radicais e parede de escalada montadas no local. Além disso, crianças terão à disposição uma área destinada ao entretenimento.
Com entrada gratuita, a festa foi realizada pela primeira vez em 2009 e recebeu mais de 8 mil visitantes. Em 2010, registrou 20 mil pessoas em cinco dias de evento. A comemoração é uma proposta do governo municipal de apoiar, estimular e difundir a diversidade cultural de migrantes e imigrantes.
Serviço – No dia 2/9 (sexta-feira), data de abertura da Festa Muitos Povos, Uma Cidade, o evento será realizado das 18h às 22h. Já no sábado e domingo, o horário será das 10h às 22h. O Pavilhão Vera Cruz fica na Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar. A entrada é gratuita. A programação completa pode ser obtida a partir desta quarta-feira no site www.saobernardo.sp.gov.br.
Shows - Além da amostragem das inúmeras culturas, diversos shows fecharão as noites dos dias 2, 3 e 4 de setembro. A dupla de música sertaneja Lincon e Luan abre a festa na sexta-feira (2/9); no sábado (3/9) é a vez da dupla sertaneja Alex Sandro e Marcelo, e no domingo (4/9), o encerramento fica por conta do grupo de pagode Art Popular.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário