segunda-feira, 8 de março de 2010

Você, Mulher: Para Festejar seu Dia Internacional

Por Francisco Antônio de Andrade Filho

Hoje, 8 de março de 2009, Dia internacional da Mulher. Para Você, Mulher, festejar essa data especial, dedico alguns momentos de meditação. Para Você, Mulher, amiga e esposa – Tânia Maria Gomes de Andrade; e em homenagem a todas outras do mundo -, ofereço a página, aqui registrada com muito amor e respeito.

Para VOCÊ, MULHER, festejar seu dia, li o Cântico dos Cânticos, 6.10. Vi e descobri o elogio divino à beleza da mulher com estes termos poéticos e verdadeiros: “Quem é essa que se eleva como a aurora, bela como a lua, resplandecente como o sol, temível como batalhões”

Para VOCÊ, MULHER, celebrar seu dia, presenteio o Livro de Salomão, onde independente de toda religião, visa buscar práticas de virtudes, caminhos de vencer na vida com habilidade, fugindo dos perigos que ferem o corpo e a alma. Serve ““para conhecer sabedoria e disciplina, penetrar as palavras profundas, adquirir esmerada instrução – justiça, eqüidade, direito – , dar perspicácia aos simples, sabedoria e prudência aos jovens, entender máximas, frases obscuras e os ditos dos sábios e seus enigmas” (Prov.1, 2 a 5).

Para VOCÊ, MULHER, sentir-se bem, hoje e sempre, medite os capítulos 11, 12 e 14 dos 31 desse livro. E encontrei profundas e vitais mensagens sapienciais para os dias de hoje. Nelas você, mulher, encontrará – quem sabe -, elogios e críticas; virtudes e deslizes para sua vida. Não a julgo. Quem sou eu para tanto? Estudioso na releitura da antiga sabedoria, eu desejo contribuir para um momento de consciência que faz bem à mulher em busca dos caminhos da felicidade.

Cito dois versículos: “Uma mulher virtuosa é o diadema de seu marido e a mulher impudica é a cárie nos ossos” (Prov.12.4). “A mulher sábia constrói sua casa, a tola a destrói com as próprias mãos (Prov.14,1).

VOCÊ, MULHER, o que pensa dessa sabedoria salomônica? Faça seus comentários. . O homem sem maldade se afirma com aquela mulher pura, e se corrói com a inconseqüente. Mesmo assim, toca sua vida prá frente. Ele não será abalado nem com uma nem com outra.

VOCÊ, MULHER, em seu dia internacional e no cotidiano da vida, medite em sua beleza. Indague: que tempos são esses, quando falar da beleza da mulher é destruir seu corpo e sua alma? Vida e morte, uma em contraposição a outra. Ser bela é revelar a ética de suas virtudes. Beleza é vida do corpo integrada com seu estado de espírito em paz; alma cheia de ternura e livre da tortura dos machistas preconceituosos do mundo de hoje.

O que mais nos interessa em VOCÊ, MULHER, é a beleza de seu espírito. Usar maquiagem, outros adornos, fazer cirurgia, é apenas para realçar a beleza que já existe dentro de si.. Da sua alma, flui uma nova roupagem do belo num corpo saudável. Torna-se mais bela ainda, de corpo e alma, com a prática das seguintes virtudes: autoconfiança, generosidade, conduta ética, tolerância, espírito alegre, concentração e sabedoria.

Por alguns desses instantes de meditação, dedicados a VOCÊ, MULHER – celebrando seu dia internacional -, senti a alegria integral. Corpo e alma, nadando nas águas da sabedoria antiga daqueles ditos de Salomão. E louvo a Deus com Carlos Drummond de Andrade: “Deus me deu um amor no tempo de madureza,/Deus – ou foi talvez o Diabo – deu-me este amor maluco,/ e a um e outro agradeço, pois que tenho um amor.”

Nenhum comentário: