terça-feira, 30 de março de 2010
IMPRESSIONANTE: CREDIBILIDADE DA MÍDIA CAI QUASE 20 PONTOS PERCENTUAIS EM APENAS UM ANO, MOSTRA PESQUISA VOX POPULI/CRIP-UFMG
Charge Bessinha
A credibilidade da mídia despencou em queda livre no último ano. A queda foi de 18 pontos percentuais entre julho de 2008 e julho de 2009, período em que foram feitas duas pesquisas pelo Vox Populi. Em apenas uma ano, 30% dos entrevistados que acreditavam na imparcialidade da mídia deixaram de acreditar.
Os levantamentos foram encomendados pelo Centro de Referência do Interesse Público (Crip) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 2008, 60% dos entrevistados acreditavam em uma mídia imparcial, atualmente esse percentual é de 42%. A percepção de que a mídia é parcial subiu 50%, saltando de 26% para 39%.(veja tabela abaixo)
É difícil imaginar o que causou tamanha queda de credibilidade. Pode ser a crítica da mídia presente blogosfera, pode ser a insistência da mídia em criticar acertos do governo Lula, pode ser o jornalismo de quinta categoria da revista Veja, pode ser a publicação de spam pela Folha de S. Paulo etc.
Pode ser muita coisa. Se o internauta tiver alguma ideia, mande um comentário. Por que será que as pessoas estão deixando de acreditar na mídia?
O fato é que os donos dos grandes meios de comunicação do Brasil devem ficar preocupados. Um candidato a presidente caiu 4% na última pesquisa e chamou uma reunião para analisar.
Talvez seja hora de rever conceitos para a credibilidade não começar a doer no bolso. Caso contrário, terão de bater na porta do quartel, como em 64. Esperamos que a segunda alternativa não seja a mais fácil.
PS: Vale ressaltar que o indivíduo que responte na pesquisa que a mídia é imparcial (termo não aplicado dentro do jornalismo), tem grande propensão a tomar a mídia como confiável e com credibilidade. Diferentemente de quem a considera parcial, ou seja, pelo menos não totalmente confiável.
Fonte: Relatório de pesquisa de opinião pública – Interesse Público e Corrupção – julho/2008 e julho/2009 – Vox Populi e CRIP (link em pdf do Contas Abertas)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário