quinta-feira, 25 de março de 2010

São Bernardo reforça Saúde com duas motolâncias e mais duas ambulâncias

Publicação:24/3/2010
Vanessa Oliveira
da redação


SAMU
O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo anunciou nesta quarta-feira (24/3) o recebimento de duas novas ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) e da entrada em operação de duas motolâncias do Ministério da Saúde. Os veículos se destinam aos atendimentos de urgência e emergência do sistema público de saúde. Depois da capital paulista, São Bernardo do Campo é a primeira cidade do Estado a contar com as motolâncias em operação.

Uma das ambulâncias ficará na base da UPA da Vila São Pedro, que agora passará a contar com duas ambulâncias, e a outra será destinada à Unidade de Pronto Atendimento que será construída no Batistini/Demarchi.

As motolâncias são equipadas com desfibrilador automático para vítimas de parada cardíaca, torpedo de oxigênio com máscara, colar cervical e talas de imobilização, entre outros materiais de primeiros socorros. Os veículos já estavam em fase de testes desde o dia 17, mas só começaram a circular oficialmente nesta quarta-feira.

O secretário de Saúde explica que as ambulâncias já foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, e no máximo em 10 dias devem ser entregues ao município. "Além dessas ambulâncias de suporte básico, estamos pleiteando junto ao Ministério da Saúde mais uma de suporte avançado (equipada com Unidade de Terapia Intensiva - UTI), e ainda uma ambulancha – ambulância lancha – para reforçar o atendimento de urgência e emergência para os moradores da região do pós-balsa, no entorno da Represa Billings", comentou.

Com os novos veículos, a frota do SAMU agora conta com 11 ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado e duas motolâncias. Técnicos de enfermagem foram treinados para pilotar as motocicletas, prestar o primeiro atendimento e preparar o paciente para remoção, quando necessário.

Agilidade no atendimento - Os novos veículos devem reduzir o tempo de atendimento pela metade, passando de seis para até três minutos, dependendo do local do acidente. As motolâncias podem transitar com mais rapidez pelos congestionamentos, além de permitirem o atendimento em pontos mais distantes da cidade como o Bairro Santa Cruz, que fica após a balsa no Riacho Grande.

Além da Central de Regulação Médica de Urgência do SAMU, que funciona ao lado do Pronto Socorro Central, as mudanças no sistema seguem com a descentralização do atendimento de urgência e emergência. A Secretaria de Saúde criou bases avançadas nos prontos-socorros Alvarenga, Baeta Neves, Riacho Grande e Jardim Paulicéia.

Haverá ainda uma ambulância UTI que ficará na unidade do Corpo de Bombeiros do Jardim do Mar e uma unidade móvel de suporte básico que permanecerá no posto dos bombeiros no Jardim do Tanque, atendendo os bairros Vila São Pedro, Ferrazópolis e Jardim Silvina. "Outro passo será a implantação de bases avançadas em todas as UPAs do município. Hoje a cidade conta apenas com a UPA da Vila São Pedro, e mais oito serão construídas até o final da gestão", acrescenta o secretário.

Nenhum comentário: