sexta-feira, 5 de março de 2010

Prefeitura de São Bernardo remove mais de 900 famílias de áreas de risco

Alexandre Postigo
da redação

Do início do ano até agora, a Prefeitura de São Bernardo do Campo removeu cerca de 930 famílias de áreas classificadas como de risco iminente de deslizamento de terra em função das chuvas que atingiram o município. Com o objetivo de preservar a vida dos moradores, as famílias têm sido retiradas e encaminhadas de imediato para abrigos públicos ou casas de amigos e parentes. Quando necessário, essas famílias são encaminhadas para o Programa Renda Abrigo, que oferece auxílio no valor de R$ 315 mensais para o aluguel.

Vila São Pedro, Pedreira, Biquinha e Núcleo Novo Horizonte foram algumas das regiões na cidade onde a medida foi necessária. As remoções se intensificaram a partir do anúncio pelo prefeito, dia 22 de janeiro, de uma série de ações emergenciais para as áreas de risco. Entre essas ações está a classificação com um código de cores do nível de risco de determinada região. Assim, as moradias consideradas como risco 1 foram sinalizadas com a cor preta; risco 2, laranja e risco 3, vermelha. Essa sinalização faz parte da Operação Informar e Prevenir para conscientizar as comunidades da real situação de suas regiões, além de informar o que fazer em caso de chuvas fortes.

Outra medida tomada pela Prefeitura para prevenir ocorrências mais graves foi a distribuição nas áreas de risco mapeadas de panfletos indicando o endereço de refúgios aos quais as famílias deverão se dirigir em caso de chuva forte. Esses refúgios - associações de amigos de bairro, ginásios e outros locais - são regionalizados e seus endereços, divulgados também por meio de reuniões nas comunidades.

A secretária de Habitação explicou que as áreas de risco desocupadas estão sendo limpas e interditadas, inclusive com placas avisando da proibição de construção de novas moradias. Ela também esclarece que as famílias removidas permanentemente terão prioridade para serem encaminhadas para os programas habitacionais do município, como o Minha Casa, Minha Vida.

Outra medida da Secretaria de Habitação foi a requisição junto ao Governo do Estado da inclusão das famílias removidas no programa Auxílio Moradia Emergencial (AME), que repassa para as prefeituras 50% do valor de programas como o Renda Abrigo, que auxiliam famílias que sofreram com as chuvas. "Com essa participação do Governo do Estado, a Prefeitura terá ainda mais capacidade de atender casos em que a remoção é necessária para a preservação da vida, que é a nossa prioridade", esclarece e secretária.

Nenhum comentário: