terça-feira, 16 de março de 2010

São Benardo dá primeiro passo para construção do Centro de Tradições Nordestinas


Vanessa Oliveira
da redação

O prefeito em exercício de São Bernardo do Campo assinou nesta segunda-feira (15/3), o protocolo de intenções para a criação do Centro de Tradições Nordestinas (CTN) no município. O projeto, semelhante ao existente no Bairro do Limão, na capital paulista, deverá ser o maior empreendimento desse porte no País e tem como proposta apresentar as culturas dos nove estados nordestinos, ao mesmo tempo em que buscará gerar renda para São Bernardo.

O termo para financiamento será acordado com uma entidade internacional e nos próximos dias o projeto deverá ser encaminhado para discussão na Câmara. Estiveram presentes no gabinete o representante da Arbeit Desenvolvimento Mobiliário, José Ferraz, empresa que assinou o termo de cooperação que autoriza a corporação a elaborar o estudo de viabilização do projeto, além do arquiteto Nivaldo Vitorino, responsável pela concepção arquitetônica do projeto inicial apresentado pela empresa.

Segundo o prefeito em exercício, as áreas para implantação do Centro de Tradições Nordestinas estão sendo analisadas pela Administração e se localizam em pontos estratégicos do município, com fácil acesso para a Rodovia Anchieta, litoral santista, capital paulista e cidades vizinhas. "Trata-se de uma das promessas da campanha e queremos implantar esse complexo ainda nesta gestão. O centro se destinará a abrigar principalmente as manifestações da cultura nordestina, mas também será aberto a expressões de outras regiões do Brasil, numa espécie de intercâmbio turístico e cultural entre todos os estados do nosso País", sublinha.

O projeto inicial prevê museu voltado à preservação da memória, educação patrimonial e divulgação da geografia, história, cultura e arte do Nordeste por meio de fotos, cartografias, maquetes e cenários; restaurantes com as especialidades culinárias; lojas de artesanato para divulgar produções de cada região; Cine Glauber Rocha, voltado à divulgação da produção cinematográfica com a temática nordestina; oficinas para aprendizagem de artes, como o cordel; área de prestação de serviços; lojas de ervas e alimentos; e espaço para música, teatro e dança.

Está previsto ainda um Centro de Convenções, estacionamento, tenda com 5 mil m² com capacidade para 10 mil visitantes para sediar festivais temáticos, camarotes, camarins e sala de imprensa, além de espaço para shows, peças de teatro e espetáculos de dança para artistas profissionais, cuja bilheteria será revertida à manutenção do CTN.

De acordo com o prefeito em exercício, a ideia é buscar parcerias, patrocínios e apoio para fomentar os negócios gerados no complexo em áreas como a praça de alimentação por estado representado, museu e espaço CTN. Ele reforça a importância da iniciativa devido à grande representatividade da população nordestina no Grande ABC.

Os nordestinos representam 20% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São cerca de 500 mil pessoas de origem nordestina e os maiores índices, proporcionais, figuram em Diadema e Mauá.

Nenhum comentário: