terça-feira, 30 de março de 2010

Baixo estoque do Banco de Leite Humano de São Bernardo preocupa HMU

Ana Carolina Martins
da redação

O baixo estoque de leite materno está preocupando a direção do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo do Campo. Atualmente, o Banco de Leite Humano da unidade possui uma reserva de apenas 100 litros, sendo que o estoque ideal seria de 300 litros, quantidade considerada de segurança, suficiente para garantir o abastecimento por três meses.

Para a coordenadora do Banco de Leite Humano, a baixa no estoque é decorrente da diminuição de doadoras no período de férias. "É uma época em que as mães ficam com os filhos em casa, viajam mais e não têm muito tempo de retirar o leite. A campanha tem que ser constante para salvar a vida dos bebês internados no HMU", disse.

O hospital atende cerca de 70 bebês prematuros por mês que consomem de sete a oito litros de leite por dia. O leite humano diminui a mortalidade neonatal e assegura uma melhor qualidade de vida aos recém-nascidos. Além de ser uma grande fonte de proteínas e calorias, o leite materno possui anticorpos que protegem o bebê contra infecções até os dois anos de vida.

Para a doação ao Banco de Leite Humano, as mães devem produzir leite em excesso e não serem portadoras do vírus HIV ou terem hepatite, sífilis ou rubéola. A coleta do leite é feita pela própria doadora em sua residência e, semanalmente, o hospital vai ao domicílio receber a doação, que pode ser feita o ano inteiro, 24 horas por dia e todos os dias da semana. O material necessário para a coleta do leite é fornecido pelo hospital, como vidro esterilizado, máscara e touca.

Para que o leite não contenha nenhuma impureza, alguns cuidados são necessários. Retirar o leite quando sentir a mama cheia; desprezar o primeiro jato; extrair o leite no copo e colocar no vidro, que deve estar esterilizado; fechar o vidro e colocar no congelador, onde pode ficar armazenado por até 15 dias, com a data do início da coleta.

Antes da liberação para consumo, o HMU realiza um rigoroso controle de qualidade no leite doado. Primeiro, é feita uma avaliação visual para verificar a existência de impurezas. Em seguida, o leite passa por um processo de pasteurização para a eliminação de bactérias e depois é congelado e submetido a um teste de controle microbiológico.

As mães interessadas em doar seu leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de São Bernardo pelo telefone 4365-1480, ramal 203. O Hospital Municipal Universitário fica na Avenida Bispo César D’Acorso Filho, 161, Rudge Ramos.

Nenhum comentário: