domingo, 14 de março de 2010

São Bernardo terá bilhete único até final deste semestre

Vanessa Oliveira
da redação

A Prefeitura de São Bernardo do Campo conclui até o final deste primeiro semestre a implantação do Bilhete Único que permitirá a integração tarifária na cidade, uma das principais propostas do Plano de Transporte Urbano do município. Sistema já utilizado em São Paulo, o Bilhete Único, que no município será conhecido como Cartão Legal, possibilitará a integração de tarifas entre as linhas de ônibus municipais. Em São Paulo, essa integração envolve ônibus, metrô e trens.

Após a implementação das catracas eletrônicas, que já estão em fase de produção, a Administração inicia a construção de novos terminais rodoviários e de estações de transferência. O sistema tem como meta estabelecer uma nova logística da rede de transporte racionalizando as linhas de ônibus de São Bernardo.

A secretária de Transportes e Vias Públicas disse que a previsão é que as catracas eletrônicas estejam devidamente implantadas e em funcionamento ainda neste primeiro semestre. "A Prefeitura estabeleceu o padrão desses equipamentos e as especificações técnicas para que a SBC Trans - concessionária do transporte coletivo municipal - adquirisse os equipamentos compatíveis à integração tarifária", afirmou. Ela completa que todas as mudanças relativas ao novo sistema de transporte urbano da cidade foram estudadas visando atender as reais necessidades dos usuários do serviço.

O Cartão Legal será usado para pagamento da passagem de ônibus, dando fim aos passes de papel, além de conferir maior mobilidade e conforto aos usuários. Já o cadastramento dos passageiros para a utilização do serviço será realizado em etapas.

Inicialmente serão cadastrados os casos de gratuidade - passageiros que não passam pela catraca, depois serão atendidos os estudantes e usuários de vale-transporte. Outra novidade é que após este novo sistema os passageiros contemplados com a gratuidade terão maior conforto, uma vez que poderão ocupar qualquer lugar dentro do ônibus. Hoje, esses usuários ficam restritos ao espaço próximo ao motorista, anterior à catraca.

A construção dos novos terminais e das estações de transferência será definida junto com as mudanças das linhas na rede de transporte, que serão feitas em uma segunda etapa. Segundo a secretária, entre as principais vantagens proporcionadas pelo Bilhete Único figuram a redução de custos, maior segurança e melhor controle das operações.

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