quinta-feira, 25 de março de 2010

Marinho discute preservação da Billings na Metodista

Por: Redação ABCD Maior

Evento apresentou propostas ambientais do Movimento Billings Que te Quero Viva


Prefeito fala no debate realizado na Metodista. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou na noite desta terça-feira (23/03), na Universidade Metodista, da apresentação dos projetos do Movimento Billings Que te Quero Viva, sobre a recuperação do patrimônio ambiental representado pela represa. O evento, que contou com a presença de alunos e professores da universidade, acontece no mesmo momento em que a Billings comemora 85 anos de existência.

Com o passar do tempo, o reservatório vem sofrendo com a ocupação irregular, poluição proveniente do lançamento de esgoto in natura nas suas águas, assoreamento e erosão de suas margens. Um dos problemas mais graves apontado no encontro é a diminuição de sua capacidade de armazenamento de água, em torno de 20%.

O Movimento Billings conta com a participação de aproximadamente 150 pessoas entre representantes do poder público, sociedade civil e universidades, para formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da represa. Entre os projetos apresentados no evento, e que posteriormente serão encaminhados para o poder público, está o apoio à criação e comércio de peixes, o que significaria renda extra para os pescadores que hoje atuam na região; plantio e recuperação da mata ciliar, cuja falta acarreta o assoreamento do reservatório e a erosão das margens; capacitação dos pescadores tradicionais para que se tornem agentes ambientais e ajudem a preservar o meio ambiente; otimização da capacidade das estações de tratamento de esgoto presentes na região.

Marinho elogiou a qualidade das propostas apresentadas pelo movimento e apontou a necessidade das autoridades públicas de dialogar com as sugestões. O prefeito também apontou como a Administração tem atuado para encaminhar soluções para a questão ambiental no município. “Tenho recomendado a todo o meu governo que a discussão ambiental não é de responsabilidade da Secretaria de Gestão Ambiental apenas, mas de todos os integrantes do governo, de todas as secretarias”, afirmou. Para Marinho, um bom exemplo desse tipo de postura são os projetos habitacionais, voltados também para as famílias que ocupam irregularmente áreas de preservação e que podem ser recuperadas com a retirada das famílias.

O aproveitamento de lixões hoje existentes no município para passar a gerar energia foi outra solução apontada pelo chefe do Executivo para problemas ambientais. “Nós pagamos para depositar lixo em aterro, o que gera demanda ambiental. É preciso que lancemos mão de novas tecnologias para a produção de energia a partir do lixo e sua coleta responsável. Isso nós vamos fazer em São Bernardo”, afirmou, completando que a previsão é que em 2012 essa usina já esteja implementada.

Nenhum comentário: