quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conquistas dos Jogos Regionais e Jogos Abertos marcam ano esportivo de São BernardoVencedor
Publicação:23/12/2011
Conquistas dos Jogos Regionais e Jogos Abertos marcam ano esportivo de São Bernardo

Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Divulgação

O ano de 2011 ficará marcado na história do esporte de São Bernardo do Campo. Além de garantir os títulos dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior, depois de 38 anos, a cidade viu a população participar ativamente das atividades que promove gratuitamente nas áreas de esporte e lazer.

São Bernardo também subiu ao pódio em diversas modalidades, como futsal, handebol, tênis de mesa, entre outros esportes, em competições estaduais e nacionais. Além do incentivo à prática do esporte amador e profissional, São Bernardo criou o Expresso Lazer. Dois caminhões levam animação e esportes, ao longo do ano, para várias regiões da cidade, com atividades socioculturais e esportivas. Cada caminhão tem com cinco monitores e um coordenador.

Os pesados investimentos que São Bernardo tem feito no esporte e lazer são respostas aos pedidos da comunidade, apresentados durante as plenárias do Orçamento Participativo (OP). Nas reuniões, a população indicou a necessidade de implementação de atividades socioeducativas para jovens e adolescentes nas 20 regiões da cidade.

"São Bernardo nunca teve um ano esportivo como 2011 em termos de resultado e atendimento ao público. O esporte de alto rendimento dá visibilidade para a cidade e incentiva a pratica do esporte. O importante foi que nós conseguimos aliar resultados e atendimentos à população", avalia o secretário de Esportes e Lazer.

Outras realizações importantes da Secretaria de Esportes e Lazer são as corridas. "Nosso calendário esportivo é extremamente qualificado. Uma das coisas mais importantes é a Meia Maratona. Segundo avaliações de quem corre, é a melhor em organização do País", destaca o comandante da Pasta.

A secretaria criou várias ações esportivas com enorme sucesso. No MovimenteAção, por exemplo, foram 5 mil mulheres atendidas, enquanto o Idoso Ativo garantiu a prática de esportes para 2,5 mil pessoas da terceira idade. Outro ponto positivo foi a participação no Projeto Vitalidade, com mais de 300 idosos, que representam São Bernardo do Campo em competições estaduais e nacionais.

No Esporte e Cidadania, alunos de 7 a 16 anos recebem atividades de formação corporal, além de 800 pessoas com deficiência realizando atividades físicas e 3 mil pessoas matriculadas nos cursos de natação e hidroginástica.

"Acho que tudo isso, além de grandes eventos no Ginásio Poliesportivo, como o Mundial de Handebol Feminino e o Pan-Americano, mostram que este ano foi muito importante para o esporte em São Bernardo do Campo", afirma o secretário. "São Bernardo é um município a ser seguido como cidade esportiva."

Equipamentos – Além dos atendimentos prestados à população, outras realizações importantes na área do esporte e lazer foram as construções de novos equipamentos. Em agosto, o Centro Esportivo do Jardim Lavínia foi inaugurado e hoje 520 crianças recebem gratuitamente aulas de futebol. Outras 2 mil pessoas fazem atividades físicas diariamente, como danças e ginásticas.

O Estádio do Baetão recebeu atenção especial desta Administração. O local teve troca do gramado sintético e é uma das sedes da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Estádio Primeiro de Maio teve instalação de iluminação e reforma nas cabines de imprensa e camarote.

Ainda estão em andamento as obras do Estádio de Atletismo, com inauguração prevista para março, e a construção do Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, que deve ser iniciada no primeiro semestre de 2012.

Com bons equipamentos, São Bernardo do Campo é, inclusive, uma das cidades candidatas a receber delegações para treinamentos e aclimatização nas Olimpíadas de 2016. O Ginásio Poliesportivo, o Centro de Handebol e os Estádios de Atletismo, Primeiro de Maio e Baetão podem ser utilizados pelos atletas.


Nenhum comentário: