domingo, 15 de janeiro de 2012

Voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) salvam vidas em São BernardoSolidariedade
Publicação:13/1/2012
Voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) salvam vidas em São Bernardo

Thiago Alfredo Krauss
da redação

Foto: Nilson Sandre

Os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) de São Bernardo têm atuado de forma intensa para salvar vidas na cidade, durante o período de chuvas fortes. O município possui 11 Nudecs, com 135 voluntários, cobrindo 35 comunidades.

"Eu não queria deixar a minha casa, mas, hoje, sou muito grata aos voluntários dos Nudecs que insistiram para que eu deixasse o local. Se não tivesse aceitado o conselho, talvez não estivesse viva." Desta forma, Mirlene Ferreira Ramos Santos, 35 anos, define a importância dos voluntários dos Nudecs de São Bernardo.

Os núcleos foram instituídos no município pela atual Administração em 2009 e, sob o comando da Defesa Civil, os voluntários são capacitados com aulas teóricas, nas quais aprendem a identificar as áreas de riscos, com visitas aos locais mais críticos às conseqüências das chuvas, além da preparação e treinamento para a Operação Guarda-Chuva, destinada a combater às enchentes.

Sidnei Quirino dos Santos, um dos voluntários, ressalta que a principal dificuldade é convencer as pessoas de saírem de suas casas. "Um grande argumento que usamos são os estudos elaborados pelos técnicos da Defesa Civil e que apresentados aos moradores das áreas de risco. Eles mostram, tecnicamente, a situação do solo, comprovando a necessidade de se deixar as moradias."

O presidente da Sociedade Amigos do Parque São Bernardo, Thenco Queirós da Silva, explica que pequenos sinais são os primeiros indícios de que há necessidade de intervenção. "Porta que não fecha, árvores que entortam, trincas no chão e nas paredes são alguns dos aspectos que, ao serem observados, indicam que algo precisa ser feito. Como pertencemos à comunidade, o acesso aos imóveis fica mais fácil e, com isso, facilita a orientação", ressaltou Silva. "Havendo risco de queda, o papel dos voluntários é instruir e insistir para que as famílias saiam do imóvel o mais breve possível."

Atuação – Em caso de previsão de chuvas mais intensas, todos os Nudecs são alertados e repassam as informações para as suas comunidades. Após tomarem conhecimento da situação, os voluntários se reúnem para discutir e traçar as ações que deverão ser realizadas na região em que atuam.

Em casos mais graves, pode ser deflagrada a operação Alerta sai de casa, na qual os voluntários e agentes públicos passam de casa em casa informando a população sobre a necessidade de deixar a residência e se deslocar para um refúgio, até que seja possível o retorno seguro. Em casos de desastres, os Nudecs se colocam à disposição da Defesa Civil para auxiliar nas ações emergenciais.

Para serem identificados pela população, os voluntários foram equipados pela Administração e circulam diariamente pelas ruas da comunidade utilizando jalecos, capas de chuva e bonés azuis.


Nenhum comentário: