sábado, 7 de janeiro de 2012

SBC investe em formação artística e descentralização da cultura em 2011Cultura
Publicação:28/12/2011
SBC investe em formação artística e descentralização da cultura em 2011

Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth

A Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo termina 2011 investindo em formação artística e cultural. Inaugurado em 8 de dezembro, o Centro Livre de Artes Cênicas (Clac) irá oferecer cursos nas áreas de dança e teatro. O serviço, gratuito, irá atender jovens a partir dos 13 anos. As inscrições estarão abertas até 20 de janeiro de 2012.

Para viabilizar a primeira escola de teatro de dança profissional de São Bernardo, a Prefeitura investiu R$ 1,8 milhão na reforma do Centro Cultural Bairro Baeta Neves, no mesmo local funciona o Teatro Abílio Pereira de Almeida.

Essa intervenção faz parte da política da Prefeitura de realizar melhorias nos espaços culturais, como os centros esportivos e culturais do Taboão e o Jácomo Guazzelli, no Bairro Ferrazópolis.

A previsão da Secretaria de Cultura é lançar, até abril de 2012, o Centro Livre de Audiovisual, em parceria com o Ministério da Cultura. Inicialmente, o projeto irá funcionar no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe). Também estão em estudo o Centro Livre de Artes Visuais, na Pinacoteca, e o Centro Livre de Música, ligado à Orquestra Filarmônica Vera Cruz, no Teatro Martins Pena.

Em 2011, foram realizadas 215 oficinas descentralizadas, em 18 locais, atendendo 4.192 pessoas.

Leitura - Outra ação importante é o programa Agentes de Leitura, um dos projetos de democratização do acesso à leitura mais completos do País. Atualmente, 180 jovens desenvolvem suas atividades para, aproximadamente, 4 mil pessoas por mês durante todo o ano. A expectativa é dobrar este número de atendimento em 2012.

São Bernardo ainda inaugurou o programa Leitura nas Fábricas, realizado na Mercedes-Benz do Brasil. A montadora é a primeira do segmento do País a receber um Ponto de Leitura ao lado da linha de produção, permitindo que cerca de 15 mil operários da empresa tenham contato com diferentes tipos de literatura.

Chácara Silvestre – Após a revitalização da parte externa da Chácara Silvestre, a previsão é que tenha início em março de 2012 o restauro do casarão existente no parque desde 1930. A intenção é transformá-lo em um Centro de Referência Popular, com biblioteca, videoteca, oficinas e um espaço reservado à memória do local. A estimativa é que a recuperação seja executada em oito meses.


Nenhum comentário: