segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Missa sertaneja e Folia de Reis encerram festejos natalinos em São Bernardo
Publicação:7/1/2012
Missa sertaneja e Folia de Reis encerram festejos natalinos em São Bernardo


da redação

Foto: Valmir Franzoi

Uma missa sertaneja realizada na manhã deste sábado (7/1), na Paróquia Santíssima Virgem, celebrou o 2º Encontro de Folias de Reis de São Bernardo do Campo. O evento também representou o encerramento dos festejos natalinos na cidade. Após celebração da missa, fiéis e grupos de folias do ABC e de cidades do interior saíram em procissão até a Esplanada do Paço Municipal, onde foi feita a louvação ao presépio com a participação de todas as Folias de Reis. Logo em seguida, todas as folias e grupos de cultura popular tradicional de São Bernardo e convidados se apresentaram no palco montado no Paço.

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século XVIII, onde foi desenvolvida com características próprias e transformou-se em manifestação folclórica. As Folias de Reis Estrela Guia, criada em 1984 por iniciativa dos moradores da Vila Nova Divinéia, e a Folia de Reis Alto do Baeta Neves, uma das primeiras companhias a surgir no município em 1949, representaram a cidade nos festejos.

Durante a missa na Paróquia Santíssima Virgem, o assessor especial do prefeito lembrou que a Folia de Reis é uma representação local que contribui para a formação da identidade cultural brasileira. Em seguida, percorreu todo o trajeto da procissão junto com os grupos e os fiéis.

Também estiveram presentes no evento as folias de reis São Francisco de Assis da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, de Santo André, Cia. José Reis, de Diadema, além das representações de Arceburguense e Congada 13 de Maio, da cidade de Lambari, ambas de Minas Gerais. A Orquestra de Violeiros de Mauá entoou vários cantos folclóricos e religiosos durante a realização da missa sertaneja.

"Gosto muito das festas de Folia de Reis. Toda vez que participo, lembro da minha infância na Bahia. É um momento inesquecível e sempre prazeroso prestigiar festas populares como essa realizada em São Bernardo", elogiou Adelaide Rocha, moradora do Baeta Neves.


Nenhum comentário: