terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Desenvolvimento
Publicação:27/12/2011
São Bernardo apresenta avanços nas áreas da indústria da defesa, turismo e comércio em 2011

Vanessa Oliveira
da redação



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo apresenta diversos avanços em 2011 em todas as áreas, com destaque para a indústria da defesa, turismo e comércio. De olho nas oportunidades geradas pela exploração do petróleo e gás natural na camada do pré-sal e, por consequência, nos investimentos que serão aplicados na cidade e na região do ABC, a Prefeitura tem empreendido inúmeras ações.

Entre elas, a inauguração do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), uma parceria da Prefeitura, empresa sueca Saab e universidades, e que já colhe os primeiros frutos. A instituição já conta com 30 projetos em análise e, atualmente, trabalha com 40 parceiros. Outras instituições suecas também estão em processo de se tornarem membros.

A empresa sueca disputa o contrato para o fornecimento do novo avião de combate da Força Aérea Brasileira (FAB) com outras duas concorrentes: a americana Boeing, fabricante do FA-18 Super Hornet, e a francesa Dassault, fabricante do Rafale.

Ainda na área da indústria e tecnologia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo aponta a intensificação das ações por meio da realização de seminários e networkings em conjunto com as multinacionais sueca Saab, a francesa Dassault e o Instituto de Tecnologia Aplicada à Energia e Sustentabilidade Ambiental (Itaesa), além da assinatura de importantes protocolos de cooperação, que envolvem a Administração, empresas e instituições de ensino da região.

Outro importante passo foi dado com a aplicação de um questionário da companhia americana Boeing em cooperação com a Prefeitura e o CIESP, que ajudou a identificar inicialmente sete organizações em São Bernardo e no ABC que podem vir a competir para trabalhar com a companhia ou com seus parceiros. Essas empresas têm capacidades que podem atender oportunidades com a Boeing ou seus colaboradores do programa das aeronaves F-18 Super Hornet.

Turismo - Já no segmento turístico, falta pouco para ser concluída a revitalização da Cidade da Criança, que ocorreu por etapas, tendo a inauguração da Cidade da TV Brasileira, inédito acervo da televisão nacional como um dos maiores destaques deste ano, início da segunda fase das obras de revitalização do Parque Estoril, que inclui a implantação de um grande restaurante e de um Centro de Eventos como principais atrações, e o começo das obras de reestruturação da Prainha, no Riacho Grande.

Tanto a conclusão da readequação do Estoril quanto da Prainha têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2012. Ainda na área do turismo, vigora o projeto para a implantação da nova sinalização turística de São Bernardo, que prevê a instalação de 452 placas turísticas no município, em parceria com o Ministério do Turismo.

A requalificação da Prainha faz parte do Complexo Turístico Riacho Grande, que, por meio de convênio entre Prefeitura e Ministério do Turismo, está recebendo investimentos em infraestrutura e reformas. Após a requalificação do espaço será possível retomar os circuitos de motonáutica e jet ski, além de prover mais um espaço para o lazer e esportes aquáticos. Estão previstos entre R$ 10 e 12 milhões destinados às obras do Parque Estoril e da Prainha.

Empreendedorismo – Já neste campo, o destaque em 2001 fica por conta da inauguração da Sala do Empreendedor, em conjunto com a Secretaria de Administração e Modernização, instalada no andar térreo do Paço Municipal.

Com a proposta de fomentar e fortalecer as iniciativas empreendedoras, promovendo de forma ágil a formalização e a regularização das empresas, desde a sua inauguração, a Sala do Empreendedor já efetuou mais de mil atendimentos (presencial, e-mail e telefone) de serviços decorrentes dos convênios e parcerias firmadas, informações sobre incentivos fiscais e instalação de novas empresas no município.

Além disso, a unidade promoveu seis plantões de serviços em diferentes bairros da cidade em conjunto com o SEBRAE Móvel, Banco do Povo, INSS e Central de Trabalho e Renda, unidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, bem como 13 eventos de interesses das empresas e empreendedores, totalizando 330 participações.

Comércio – Neste segmento, os pontos altos de 2011 foram a inauguração do Espaço Solidário, que funciona no mesmo endereço da Central de Trabalho e Renda, e a implementação da segunda feira noturna de São Bernardo, desta vez no Bairro Rudge Ramos. A terceira está prevista para início de 2012 e será no Bairro Assunção. A primeira é a do Parque São Diogo, próximo ao Ginásio Poliesportivo.

Atualmente com 12 expositores, o Espaço Solidário concentra empreendedores e artesãos locais integrantes dos grupos do programa de Economia Solidária do município, que além de contarem com o espaço para comercializar seus produtos, passam por cursos e palestras a fim de incrementar os negócios.

Outros avanços apontados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico dizem respeito à realização de duas edições da Feira de Móveis, que implicou na constituição do GT Moveleiro, e que atraiu milhares de consumidores da região e de outras localidades ao principal corredor moveleiro da cidade - a Rua Jurubatuba-, o Festival Rotas dos Sabores, que fortaleceu ainda mais cinco importantes destinos gastronômicos da cidade e fez emergir o GT de restaurantes, bares e afins, e por último, a intensificação da requalificação do Mercado Municipal do Rudge Ramos, iniciada na atual gestão, e que ganhou recentemente restaurante e acessibilidade, entre outras melhorias.

Nenhum comentário: