quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

São Bernardo vai à Justiça, abre estrada e põe fim a isolamento de 220 famíliasMontanhão
Publicação:24/12/2011
São Bernardo vai à Justiça, abre estrada e põe fim a isolamento de 220 famílias

Cosmo Silva
da redação

Foto: Raquel Toth

A Prefeitura de São Bernardo do Campo finalizou na manhã deste sábado (24/12) a reabertura da Estrada do Montanhão, no Bairro Baraldi. Dessa forma, as mais de 220 famílias que moram no local e usam a via para chegar até o Centro de São Bernardo saem do isolamento e já podem retomar suas atividades, uma vez que o tráfego de veículos no local já está funcionando. A estrada estava fechada desde o dia 15 de dezembro por determinação da juíza Ana Lúcia Xavier Goldman, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santo André. O habeas-corpus com pedido de liminar que determinou a reabertura da via foi concedido na tarde de quinta-feira (22/12), pelo juiz desembargador Eutálio Porto.

O prefeito de São Bernardo vem acompanhando os trabalhos no local desde a tarde desta sexta-feira (23/12) e, ao chegar pela manhã na via, fez questão de andar a pé com um grupo de moradores por toda a área que estava interditada. Segundo ele, a decisão de fechamento aconteceu de forma impensada e sem nenhuma avaliação sobre os transtornos que o fato iria acarretar a toda comunidade que usa a Estrada do Montanhão. "A determinação do desembargador Eutálio Porto era para que Santo André realizasse o desbloqueio. Como ninguém do Semasa foi localizado para executar o desbloqueio da via, a Justiça nos autorizou a fazer a liberação", disse.

Para o prefeito, o bom-senso da Justiça prevaleceu. "Eu nunca aceitei essa possibilidade. Quando saiu a sentença, coloquei todas as Secretarias envolvidas no processo para que, juridicamente e dentro da legalidade, revertêssemos a decisão. Sabíamos que interditar a estrada foi uma decisão totalmente descabida, uma vez que crianças, mulheres, idosos e vários trabalhadores em geral estariam sendo prejudicados. Não levaram em consideração as mais de 220 famílias que moram no Baraldi", ressaltou o chefe do Executivo. Além de moradores, empresas no local também estavam sendo prejudicadas com o bloqueio, já que tinham que percorrer entre 8 e 23 quilômetros para ter acesso aos serviços do bairro ou até mesmo a outros acessos.

Presente de Natal – A reabertura da Estrada do Montanhão pela Prefeitura de São Bernardo fez com que vários moradores do Bairro Baraldi acordassem bem cedo para presenciarem os últimos trabalhos das máquinas. Foi o caso da dona de casa Ana Maria Gomes, mãe de quatro filhos e que durante o período em que a via esteve fechada teve que andar a pé para comprar mantimentos e ir até a unidade de saúde do Jardim Silvina. Para a moradora, o desbloqueio da via foi um verdadeiro presente de Natal. "Fiz questão de vir agradecer o prefeito por todo seu empenho e dedicação para que a decisão de fechar a via fosse revista. Esse vai ser o melhor final de ano que toda nossa comunidade vai passar. Estávamos todos isolados e não tínhamos acesso pra nada", disse.

O mesmo sentimento de felicidade é compartilhado pelo morador Benedito Matos. Pai de três filhos e com uma menina de nove anos que faz tratamento médico no Hospital das Clínicas, em São Paulo, a reabertura da Estrada foi um alívio.

A Estrada do Montanhão tem cerca de 110 anos e começa no Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo, passando por dentro do Parque do Pedroso, em Santo André, e termina no Bairro Baraldi, em São Bernardo. O percurso tem cerca de cinco quilômetros e passa pelo Santuário Nacional de Umbanda. Parte da estrada, que pertence a Santo André (1,9 km), havia sido sentenciada pelo Ministério Público andreense e acarretou no isolamento de toda a comunidade local.


Nenhum comentário: