segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Exposição
Publicação:8/12/2011
Cerca de 300 presépios da coleção de Hilda Breda são expostos em São Bernardo

Ana Carolina Martins
da redação

Cerca de 300 presépios de quase todos os Estados do Brasil e de diversos países fazem parte da exposição da produtora teatral de São Bernardo do Campo Hilda Breda, realizada até dia 6 de janeiro na Seção de Pesquisa e Documentação, no centro da cidade. A mostra, confeccionada nos mais diferentes formatos e tamanhos, acontece em comemoração aos 200 anos da Igreja Matriz do município.

Hilda, que possui mais de 560 presépios, iniciou a compra das peças em 1987, na Espanha. Após conseguir cerca de 30 pequenas construções, a produtora percebeu que tinha adquirido uma coleção. "Quando tenho oportunidade, compro, mas 70% da minha coleção eu ganhei de amigos, artesãos e artistas plásticos, que utilizam materiais inusitados, como arame, bucha vegetal, casca de ovo, entre outros. Com isso, na época do Natal, meu acervo aumenta", disse. Cerca de cem peças de gesso da infância de Hilda fazem parte de sua coleção.

Para a exposição de São Bernardo, a colecionadora procurou selecionar peças diferenciadas. Há presépios com índios canadenses, coiotes, bisões, bonecos de neve e urso, por exemplo. Os tamanhos e formas também são os mais variados, desde casca de noz, pinhão e urucum a porcelana de 20 centímetros.

A visita pode ser feita até 6 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h45, e aos sábados das 9h às 15h. A Seção de Pesquisa e Documentação fica na Alameda Glória, 197, Centro. Mais informações pelo telefone 4123-8858.


Nenhum comentário: