segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Folia de Reis do Baeta comemora 62 anos com festaCultural viva
Publicação:14/12/2011
Folia de Reis do Baeta comemora 62 anos com festa

Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth

Dentro das políticas públicas voltadas à valorização, recuperação da memória e difusão da cultura popular tradicional, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, em parceria com a comunidade do Baeta Neves, realiza neste sábado (17/12), a partir das 13h30, a tradicional festa da Folia de Reis do Alto do Baeta Neves, que este ano completa 62 anos.

Entre os grupos que participarão desta edição do evento, que acontece na Rua Liberdade esquina com a Rua Campos do Jordão, está a Folia de Reis Estrela Guia, criada em 1984 por iniciativa dos moradores da Vila Nova Divinéia. A programação segue com Raízes do Sertão, Folia de Reis Arceburguense, Pedro Paulo e Dito Costa, Zuza e Zózimo, Duo Classe A e Orquestra de Viola Caipira de São Bernardo.

Folia de Reis – A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século XVIII, onde foi desenvolvida com características próprias e transformou-se em manifestação folclórica.

A Folia de Reis do Alto do Baeta Neves, que surgiu no município em 1949, durante o mês de dezembro irá percorrer a região cantando, ao som de diversos instrumentos, músicas alegres com versos relativos à visita dos Reis Magos e ao nascimento de Cristo. Além disso, irão levar a bandeira – estandarte de madeira decorado com motivos religiosos – às residências que oferecem donativos. Essas manifestações festivas se estendem até o dia 6 de janeiro, data consagrada aos Reis Magos, onde os mantimentos arrecadados serão revertidos para uma festa à comunidade.

Aproximadamente 15 pessoas compõem a Folia de Reis do Alto do Baeta Neves, todas trajando roupas coloridas, tendo o embaixador como responsável pela bandeira, os bastiões - conhecidos como palhaços - que protegem a bandeira, além do mestre, contramestre e foliões.

Nenhum comentário: