segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Prefeito participa dos 21 anos do Consórcio Intermunicipal do ABC Educação
Publicação:19/12/2011
Prefeito participa dos 21 anos do Consórcio Intermunicipal do ABC

Soraya Paladini
da redação

Foto: Wilson Magão

O prefeito de São Bernardo do Campo participou, na manhã desta segunda-feira (19/12), da comemoração dos 21 anos de funcionamento do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O evento englobou três importantes atividades: o seminário Os Consórcios Públicos e a Governança Regional, a inauguração do Centro de Documentação e Memória e a posse do Conselho Consultivo da entidade.

A abertura do evento ocorreu com a posse dos representantes da sociedade civil no Conselho Consultivo do Consórcio. As escolhas de um titular e um suplente de cada segmento foram realizadas em assembleias de instituições de ensino superior, sindicatos, indústria, comércio, serviços e sociedade civil organizada não representada nos segmentos anteriores. O conselho atuará como órgão consultivo da Assembleia Geral dos prefeitos, proporá planos, estudos e pareceres e sugerirá melhorias.

Em seguida teve início o seminário A Construção Institucional do Consórcio Intermunicipal Grande ABC: Homenagem a Celso Daniel, com as presenças do prefeito de Diadema, Mário Reali, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e dos professores Fernando Abrucio e Regina Pacheco da Fundação Getulio Vargas (FGV) e Jeroen Klink, da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Gilberto Carvalho lembrou a visão vanguardista, democrática e missionária de Celso Daniel. "Muito das boas e melhores políticas do nosso governo decorreram exatamente da relação governo e sociedade. Portanto, a capacidade de ouvir e o desejo de desenvolver políticas de inclusão são ações absolutamente necessárias para a construção de um governo democrático, e isso Celso Daniel já desenvolvia com mestria", relata.

O prefeito de São Bernardo do Campo, que trabalhou com Celso Daniel na elaboração de alguns projetos, destacou a inteligência do companheiro. "Hoje podemos ver aqui em seus manuscritos e pensamentos, políticas públicas que podem ser observadas nas ações do nosso governo federal", ressalta.

Após o seminário, foi inaugurado o Centro de Documentação e Memória (Cedoc), com a recepção do acervo pessoal do prefeito Celso Daniel, com cerca de 750 livros e manuscritos de artigos e estudos. O espaço no subsolo foi reformado para abrigar o acervo histórico do Consórcio, com climatização e aquisição de arquivos deslizantes. Em 2012, o Cedoc deverá estar apto a receber consultas e pesquisas, com a catalogação de todo o material institucional da entidade. Documentos do Congresso de História do Grande ABC também deverão ser acolhidos pelo Cedoc.


Nenhum comentário: