segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Educação de Jovens e Adultos forma 2,4 mil alunos em São BernardoEducação
Publicação:16/12/2011
Educação de Jovens e Adultos forma 2,4 mil alunos em São Bernardo

Vinícius Dominichelli
da redação

Foto: Divulgação

Uma cidade é inclusiva quando toda a população participa e tem acesso a suas conquistas. Em São Bernardo, isso acontece principalmente na educação.

Na noite desta quinta-feira (15), 2.400 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se formaram, em cerimônia realizada no Centro de Formação dos Professores da Educação (Cenforpe). A solenidade contou com a participação do prefeito da cidade.

Os formandos eram alunos da educação profissional e receberam diplomas dos cursos nas áreas de alimentação, construção civil, marcenaria, meio ambiente, imagem pessoal, informática e costura.

Durante a cerimônia, houve a projeção no telão de depoimentos de formandos do EJA, que conseguiram mudar de vida após a retomada dos estudos, e a apresentação da Oficina de Música da Escola Arlindo Miguel, acompanhada do exercício cênico Vidas,/i>.

No final da cerimônia, os alunos do Restaurante Escola ofereceram um coquetel aos formandos e convidados.

O prefeito aproveitou o evento para falar sobre os investimentos que a Prefeitura está fazendo em diversas áreas de São Bernardo. "Nestes quatro anos, construiremos 16 mil novas vagas para a rede municipal, estamos investindo nos netbooks e na melhora da rede pública, com a cobertura das quadras, além da Feira de Literatura que, em 2013, se repetirá e passará a ser realizada a cada dois anos", afirmou.

"Como prefeito, não faço nenhum favor em criar condições. O que faço é cumprir obrigação, mas isso só é possível porque o povo da cidade acreditou ao me eleger para tornar isso possível."

Ao longo desses 36 meses, a Secretaria de Educação estabeleceu uma política educacional inclusiva para aqueles que não conseguiram concluir os estudos no tempo oportuno. Para que isso ocorra, segue as normas nacionais para o atendimento à Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as especificidades da Educação Profissional e EJA.

A Educação de Jovens e Adultos é uma política que assegura o direito à educação para todos. Ela é participante do Programa Municipal de Alfabetização e Cidadania (Promac), Educação Profissional e Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) do município.

O EJA em São Bernardo iniciou-se em 1989, mas apenas em 2009 se caracterizou como política pública de Educação e tem como preceito um trabalho embasado na educação conscientizadora, que conduz os alunos à participação no mundo social.


Nenhum comentário: