quarta-feira, 25 de maio de 2011

Avenida João Firmino terá faixas exclusivas para ônibus e estacionamento de veículosViário
Publicação:18/05/2011
Avenida João Firmino terá faixas exclusivas para ônibus e estacionamento de veículos

Ana Carolina Martins
da redação

Foto: Raquel Toth

A Avenida João Firmino, que liga a região central de São Bernardo do Campo ao Bairro Assunção, está passando por uma ampla reforma que inclui faixas exclusivas para ônibus - iniciativa inédita na cidade -, área para estacionamento de veículos, ciclovias, rebaixamento de guias, nova sinalização, entre outras.

A obra da Prefeitura, com investimento total de aproximadamente R$ 18 milhões, foi iniciada em junho do ano passado e deverá ser entregue em fevereiro de 2012. O objetivo é melhorar a fluidez do tráfego de veículos na via e oferecer condições de conforto e segurança aos pedestres.

Após as intervenções, no período das 6h às 9h a Secretaria de Transportes e Vias Públicas priorizará o corredor de ônibus sentido bairro e liberará o estacionamento no sentido Centro. Já na parte da tarde, das 16h às 19h, os sentidos serão invertidos. A maior parte da avenida tem proibição de estacionamento, que será liberada fora dos horários de pico.

Drenagem e ciclovia - Atualmente na via está sendo construída a rede de coletor-tronco pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que permitirá que o esgoto seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC.

Para minimizar os problemas de enchentes e alagamentos na região da Avenida João Firmino, a Secretaria de Serviços Urbanos está executando obras para captação de água, aumento e reforma das bocas-de-lobo já existentes, além da troca das galerias de águas pluviais. O projeto prevê ainda uma nova galeria na Avenida Ana Maria Martinez.

Outras intervenções previstas são o recapeamento em 1,7 quilômetro da Avenida João Firmino, implantação de canteiro central com ciclovia, que possui fluxo intenso de bicicletas, geralmente da região do Bairro Alvarenga para o Centro, sinalização vertical e horizontal, além de revitalização das Praças Luis Casa e Antonio Bellabarba.


Nenhum comentário: